Concerto Internacional Dois Virtuoses faz única apresentação em Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

O curitibano Estefan Iatcekiw iniciou os estudos de piano aos 5 anos de idade (Foto: Divulgação)

O Teatro Alcides Munhoz recebe neste domingo (21), às 17h, o duo formado pelo violoncelista italiano Pierluigi Ruggiero e o pianista brasileiro Estefan Iatcekiw para apresentação única do Concerto Internacional Dois Virtuoses. Os ingressos custam R$ 20 e podem ser retirados na sede da Secretaria de Cultura, rua Ébano Pereira, 240.

Com apresentação de Liana Justus, o programa reserva composições para a formação de piano e violoncelo desde o Romantismo até a Música Contemporânea. Entre os autores selecionados para compor o concerto estão Giuseppe Verdi, Gaetano Braga, o francês Jacques Offenbach, o polonês Fryderyk Chopin e o brasileiro Heitor Villa-Lobos. A realização é do Consulado Geral da Itália em Curitiba, Clube Curitibano e Unicultura com apoio da Revista Insieme.

Trajetórias

Estefan Iatcekiw iniciou no piano aos 5 anos de idade e, desde os 9 anos, é orientado pela pianista russa radicada em Curitiba, Olga Kiun. Em agosto de 2019, com apenas 15 anos de idade, o musicista iniciou seus estudos no Conservatório Tchaikovsky de Moscou sendo o integrante mais jovem da instituição. Além do extenso currículo de prêmios e apresentações, o jovem pianista tem como peculiaridade o chamado “ouvido absoluto” – a capacidade de identificar e reproduzir espontânea e acuradamente sons que tenha ouvido, como notas musicais.

O violoncelista Pierluigi Ruggiero que também é fundador e diretor artístico artístico da associação “Espressione d’arte” e da “Italian Modern Ensemble” (Foto: Divulgação)

Pierluigi Ruggiero iniciou seus estudos de violoncelo no Conservatório de L’Aquila, na Itália. Após vencer vários concursos nacionais italianos, o seu envolvimento em um duo com o piano o levou ao 1 º Prémio no Concurso Internacional de Música de Câmara “Città di Acqui Terme”, Itália, em 1996. Em 2001 foi o único italiano a vencer uma bolsa para estudar na “Academia Liszt” de violoncelo da Universidade de Budapeste. Bélgica, Suécia, Holanda, Inglaterra, Espanha, França, Alemanha, Hungria, Sérvia, Marrocos, Turquia, Paquistão, Índia, Brasil, Canadá, EUA e Japão são os países onde teve a oportunidade de se apresentar em importantes salas de concerto. Como solista teve oportunidade de tocar com a Orquestra Sinfônica do Nis (Sérvia), a Orquestra Sinfônica de Miskolc, Budapest Chamber Orchestra, Orquestra Sinfônica Dohnanyi e Sinfônica de Santos (Brasil).

É fundador e diretor artístico artístico da associação “Espressione d’arte” e da “Italian Modern Ensemble”. Em 2007 foi premiado pela Fundação Música Artisjus Húngaro com o Prêmio Nacional de Pro Artibus, promoção e intercâmbio cultural entre a Hungria e outros países.

LEIA TAMBÉM:

Serviço:

Concerto Internacional Dois Virtuoses

Data: 21/11/2021

Horário: 17h

Local: Teatro Alcides Munhoz – Clube Curitibano

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 2857 – Água Verde

Ingressos: R$20 devem ser retirados na Secretaria de Cultura (R. Ébano Pereira – 240).

Informações: (41) 3014.1993 ou (41) 3013.1949

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X