Construtora Laguna é finalista em prêmio internacional de sustentabilidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

O projeto finalista prioriza a luz natural em todos os ambientes. (Foto: Divulgação)

O LLUM, empreendimento da Construtora Laguna, é o único projeto brasileiro entre os finalistas da edição de 2021 do LEED Homes Awards anual do U.S. Green Building Council (USGBC), premiação que reconhece algumas das construções residenciais mais inovadoras e transformadoras do mundo no conceito Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações que prioriza a sustentabilidade e a qualidade de vida, utilizado em mais de 160 países.

Pelo terceiro ano consecutivo, o USCG abriu a votação para o Projeto do Ano ao público, que deverá escolher qual empreendimento representa excelência em construção verde. A votação eletrônica encerra na próxima terça-feira (29) e após esta data os jurados técnicos definirão os vencedores em todas as categorias de prêmios. Entre os critérios avaliados estão impacto, design, saúde e bem-estar.  A premiação deverá ser anunciada em julho.

LEIA TAMBÉM:

Para votar no LLLUM é só clicar neste link. “Receber prêmios nunca foi nosso objetivo. Nossa dedicação é para proporcionar mais conforto, eficiência energética e consumo consciente para os clientes, e gerar impacto positivo para a sociedade.  Acreditamos e incentivamos a discussão sobre estas alternativas e edificações sustentáveis. Temos o compromisso de buscar soluções inovadoras em cada empreendimento com a intenção de aprimorar a relação das pessoas com as edificações”, explica André Marin, diretor de incorporação da Construtora Laguna, que trabalha há anos com o conceito de luxo, conforto e sustentabilidade. Pioneira e líder em construção verde no mercado brasileiro, a Laguna tem o maior número de selos sustentáveis da região Sul do Brasil.

As residências consomem 15% menos energia e 20% menos água. (Foto: Divulgação)

Sobre o LLUM

Entregue em 2019, o LLUM Batel, foi o primeiro residencial pré-certificado LEED Gold no Brasil. Os ambientes contam com um sistema de iluminação eficiente, capazes de reduzir os impactos ambientais e econômicos associados ao consumo excessivo de energia. Através de luminárias tipo LED, sensores de presença, luz natural abundante através da fachada com muito vidro, sistema de ar condicionado eficiente e exaustão dos poluentes da garagem controlada por sensores de demanda, o LLUM teve mais de 15% de redução de consumo de energia em relação ao padrão de referência considerado pelo LEED. Além disso, o empreendimento possui 23 módulos fotovoltaicos instalados na cobertura que contribuem para suprimento de parte da demanda de energia da edificação.

O LLUM também possui metais e louças eficientes, com baixa vazão sem comprometer conforto (chuveiros, torneiras e descargas sanitárias) tanto da área comum quanto das unidades. Com isso, a redução no consumo chega a mais de 20% do padrão de mercado considerado pelo LEED. Mais de 50% da madeira utilizada na obra é certificada FSC e materiais reciclados tiveram prioridade. Na prática, além da economia financeira, é possível ter conforto e a sensação de estar bem “em casa”.

“Entendemos que ser sustentável é abraçar a qualidade de vida de toda a sociedade”, reforça André Marin. Ele conta que a construtora foi uma das primeiras do Brasil a adotar práticas de sustentabilidade no planejamento de suas obras, seguindo o padrão estabelecido pelo LEED.

Para Guido Petinelli, CEO da Petinelli – empresa de consultoria em sustentabilidade para certificação de edificações LEED, GBC e WELL – a motivação para a certificação de empreendimentos se deve aos benefícios que as construções verdes geram em termos de eficiência e sustentabilidade. E a tendência do mercado é se voltar para projetos que promovam a saúde e o bem-estar das pessoas. Guido Petinelli, é reconhecido pelo USGBC com a distinção “LEED Fellow”, honraria que reconhece profissionais de contribuição extraordinária para o avanço de construções sustentáveis no mundo.

Serviço:
Prêmio LEED Homes 2021
Votação até 29 de junho
Link para votar no LLUM https://www.usgbc.org/articles/vote-leed-homes-awards-project-year-0

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X