Coroação e missa marcam celebração do Dia da Padroeira de Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Aos pés de Nossa Senhora, o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, fez uma benção ao povo e à cidade. (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

A coroação da imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e uma missa na Catedral Basílica Menor marcaram as celebrações do Dia da Padroeira de Curitiba, nesta quarta-feira (8). A primeira homenagem ocorreu no memorial da santa, localizado na confluência das ruas Barão do Serro Azul, São Francisco e Travessa Nestor de Castro, atrás da Catedral, no Centro.

Aos pés de Nossa Senhora e ao lado de dezenas de pessoas, o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, fez uma benção ao povo e à cidade. “Desde os primeiros anos, por volta de 1600, quando o cacique Tindiquera fixou aqui uma vara, símbolo da autoridade entre os índios, se marcou um lugar para que a imagem de Nossa Senhora pudesse lançar seu olhar para o futuro, que ninguém sabia como seria, mas que trazia esperança”, disse Dom Peruzzo.

O prefeito Rafael Greca fez a oração Súplica da Benção, quando pediu proteção ao povo curitibano. “Olhai por todos que estão ainda padecendo dos efeitos da pandemia. Nossa Senhora da Luz ora sobre a cidade, vela sobre todos nós, nos permite passar por esse tempo de provação”, pediu.

Em sua oração, ele agradeceu pelos 270 mil curitibanos recuperados da Covid-19 e pediu pelas almas dos 7,2 mil curitibanos falecidos, vítimas do novo coronavírus, além de paz entre a população. “Olha também para o povo brasileiro. Dá aos que nos governam a serenidade de compreenderem a grandeza deste país e que possam perceber que a diversidade das opiniões políticas não pode dividir a nação brasileira”, completou Greca, em um claro discurso dirigido ao presidente Jair Bolsonaro.

Ao final da cerimônia, a imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais recebeu uma coroa de flores de ipê colocada por um anjo içado, encenado pelo ator Edgard Assumpção, ao som da Banda Lyra que tocou os hinos da Padroeira de Curitiba e da cidade.

Missa

A comemoração ao Dia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais foi finalizada com uma missa celebrada pelo arcebispo na Catedral Basílica. Dezenas de pessoas participaram do ato religioso, realizado com os devidos cuidados para garantir o distanciamento social.  

Dom José Peruzzo agradeceu a presença de Greca, que estava acompanhado do vice-prefeito Eduardo Pimentel e destacou a força do povo curitibano. “Curitiba é uma cidade de vencedores e pedimos ao Pai que continue a nos mostrar o caminho a seguir, com novas possibilidades”, disse o arcebispo.

LEIA TAMBÉM:

Durante a missa, o prefeito foi até o altar, onde depositou aos pés da imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais um vaso com flores amarelas.

Participaram da missa o vice-governador Darci Piana, a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi Bellegard Palacios, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fabiano Vilaruel, e o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Junior, entre outras autoridades e religiosos.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X