Corpo de Bombeiros do Paraná completa 109 anos como um dos mais modernos do país

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

A cerimônia foi realizada na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. (Foto: Valdelino Pontes)

Uma solenidade nesta sexta-feira (8), na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, comemorou os 109 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná. A cerimônia contou com a presença do secretário nacional de Segurança, coronel Carlos Renato Machado Paim, que representou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. Paim foi condecorado com a medalha Carlos Cavalcante de Albuquerque, considerada a maior honraria do Corpo de Bombeiros.

Segundo ele, a visita ao Paraná é uma oportunidade de conhecer as necessidades que podem ser sanadas com apoio do Ministério. “Queremos contribuir ainda mais com essa parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública e a Secretaria de Segurança do Paraná. Precisamos estar alinhados e integrados, e pretendemos fomentar novas oportunidades”, afirmou Paim.

LEIA TAMBÉM:

O secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, destacou que a parceria da pasta com a instituição tem elevado a qualidade do serviço prestado com a aquisição de viaturas e equipamentos, a construção da Escola de Formação de Bombeiros e a definição do planejamento estratégico para os próximos 15 anos.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross, a modernização da corporação está em franca expansão e evidencia a qualidade do serviço prestado pelos bombeiros paranaenses, tidos como referência para outras corporações dos estados brasileiros. “Os bombeiros fazem o melhor no dia a dia com o que têm disponível e a gente vê isso desde o início da corporação, quando se combatia incêndio com linhas de balde, com veículos por tração animal, bomba a vapor, captação de água da rede pública, e hoje temos equipamentos de ponta, de padrão mundial, além de pessoas altamente capacitadas”, disse Gross.

“O dia de hoje é especial tanto para os bombeiros quanto para a Polícia Militar e para a sociedade. Muitas vidas foram salvas por esses homens e mulheres nos atendimentos, nos combates a incêndios, entre outras missões delicadas”, ressaltou o comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

Também estiveram presentes na solenidade os comandantes do Corpo de Bombeiros de São Paulo, coronel Luiz Alberto Rodrigues da Silva, e de Minas Gerais, coronel Edgard Estevo da Silva, o subcomandante do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, tenente-coronel Marcos Aurélio Barcelos, e o coronel Álvaro Alexandre Albuquerque Marques, representando o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, entre outros convidados.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X