Curitiba agora oferece wi-fi público e gratuito em 81 endereços

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

curitiba-wi-fi-publico-gratuito
O Wi-fi Curitiba é uma rede pública e gratuita de acesso à internet. (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

Foi inaugurado na última sexta-feira (21), no terminal do Boqueirão, pelo prefeito Rafael Greca, o wi-fi de acesso público e gratuito em Curitiba. O terminal é um dos 81 locais da cidade onde é possível utilizar a rede Wi-fi Curitiba (veja lista abaixo). Para acessar, basta fazer o cadastro previamente neste link.

Para utilizar a nova rede, o usuário pode apontar a câmera do celular para o QRCode da placa de sinalização e acessar a página do Wi-fi Curitiba. Também é possível selecionar a rede de wi-fi disponível no local ou utilizar o serviço acessando diretamente o site. Depois de informar o login e a senha, é possível navegar pelos serviços públicos municipais que estão disponíveis na internet, utilizar suas redes sociais, pesquisar informações, etc.

Curitiba Inteligente

curitiba-wi-fi-publico-gratuito
O adolescente do Programa Primeiro Emprego, Guilherme Pereira. (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

A rede Wi-fi Curitiba se soma ao conjunto de aplicativos disponíveis ao curitibano, como o Saúde Já, o Curitiba App, 156 Mobile, além das funcionalidades que vêm sendo oferecidas em diversas áreas, como urbanismo, meio ambiente, finanças.

A iniciativa da Superintendência de Tecnologia da Informação da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal e do Vale do Pinhão consolida a capital paranaense como cidade inteligente. O movimento de inovação que integra diferentes segmentos da sociedade é comandado pela prefeitura e busca soluções em diversas áreas para beneficiar todos os cidadãos.

Dentre os locais preparados para permitir o acesso ao wi-fi público nesta primeira fase de implantação do projeto, estão as dez Ruas da Cidadania, o Centro Histórico, o Mercado Municipal, o Palácio Solar 29 de Março (sede da Prefeitura de Curitiba) e 11 terminais de ônibus. Também houve a implantação em 41 Faróis do Saber e 16 Liceus de Ofício, que terão a rede disponível, assim que estiverem abertos ao público novamente.

Quando o projeto estiver concluído, no segundo semestre, serão 227 locais que têm grande fluxo de pessoas preparados para oferecer esta facilidade. Alguns endereços têm mais de um ponto com internet, como o Largo da Ordem e o Mercado Municipal. Nesta fase, ao todo, serão 254 rádios instalados com tecnologia wi-fi. Até agora, há 126 rádios instalados.

LEIA TAMBÉM:

Na área de atendimento da prefeitura são dois pontos de acesso, um em cada piso (subsolo e térreo). Nos terminais, nas Ruas da Cidadania e no Mercado Municipal pode variar de dois a quatro pontos de internet. Alguns locais têm um ponto de acesso, como os Liceus de Ofícios e Faróis do Saber.

Em breve começa a instalação do wi-fi público gratuito em 145 estabelecimentos de saúde, entre unidades básicas de saúde e unidades de pronto atendimento (UPAs).

Como acessar

Para ter acesso ao Wi-fi Curitiba, o cidadão deverá ser autenticado, informando seu CPF e senha. A medida atende o marco regulatório da internet. Caso o cidadão acesse em mais de um local no mesmo dia, deverá fazer a autenticação ao chegar a cada novo ponto de acesso. Ele é automaticamente desconectado, quando sai do local. O usuário utilizará o mesmo login e senha onde quer que esteja, sem burocracia. Para se cadastrar, basta acessar este link.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X