Curitiba antecipa 2ª dose para pessoas de 59 e 58 anos e continua a vacinação de gestantes e puérperas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Saúde antecipa 2ª dose de Astrazeneca e Pfizer para pessoas de 59 e 58 anos. e vacina gestantes e puérperas. (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) antecipa para esta quinta-feira (19) a aplicação da segunda dose das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer para as pessoas com 59 e 58 anos. Serão contempladas as pessoas de 59 anos que receberam a primeira dose em 2 de junho e as de 58 anos vacinadas em 5 de junho. 

Para quem tem 59 e 58 anos, mas tomou a vacina fora do cronograma (em períodos de repescagem), não haverá antecipação da segunda dose nesta quinta. Aqueles que não receberam a mensagem de convocação pelo Saúde Já não terão a segunda dose antecipada e deverão, portanto, seguir a data agendada anteriormente.

Quem for convocado e não conseguir comparecer nesta quinta poderá tomar a vacina em outra data em que haja aplicação de segunda dose.

Gestantes e puéperas (que deram à luz até 45 dias atrás), com declaração médica, também serão vacinadas nesta quinta-feira (19). O atendimento está sendo feito em 14 pontos de vacinação das 8h às 17h (lista abaixo). O avanço da imunização para outros grupos depende da chegada de novas doses destinadas para a primeira aplicação.

Grupo mais vulnerável

O intervalo convencional entre as doses da AstraZeneca e da Pfizer é de aproximadamente 90 dias. A redução do período para o grupo de 59 e 58 anos será de até 11 dias. A antecipação foi decidida pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da SMS, após levantamento feito pelo Centro de Epidemiologia que demonstrou que esse grupo é hoje o mais vulnerável para o agravamento da Covid-19 – com maior número de internamentos e mortes.

Segundo o diretor do Centro de Epidemiologia, Alcides Oliveira, esse cenário pode estar relacionado à circulação de variantes e também ao fato de as pessoas mais idosas já estarem com o ciclo de imunização completo. A variante Delta tem se mostrado mais resistente aos anticorpos produzidos pela primeira dose, mas com duas doses essa barreira aumenta. Como as pessoas mais idosas já estão imunizadas com as duas doses, o vírus procura novos espaços de vulnerabilidade, no caso a população de 59 a 50 anos”, explicou.

A faixa etária de 59 e 50 anos responde por 15% das novas infecções, 23% das internações e 19% dos óbitos no município. Parte deste grupo já completou o ciclo de imunização, mas a parcela que iniciou o cronograma de segunda dose em 25 de agosto ainda não está totalmente imunizada. Essa ampliação será possível com as doses para segunda aplicação que estão disponíveis no estoque do município. Caso novos lotes de imunizantes cheguem, continuará a redução de intervalo entre as doses.

Como fazer

Para receber a segunda dose da vacina antecipada, basta procurar um dos 14 pontos de vacinação, das 8h às 17h, levar um documento de identificação com foto e CPF e apresentar a mensagem com a convocação. Quem faz parte dessas faixas etárias deve acessar o aplicativo Saúde Já. Ao realizar o acesso aparecerá uma mensagem de “pop-up” com o comunicado de que você está sendo convocado.

Para gestantes e puérperas, a SMS orienta fazer o cadastro antecipado na plataforma Saúde Já pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br ou pelo aplicativo do celular. O cadastro agiliza o processo da vacinação. Também é preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF e um comprovante de residência com endereço de Curitiba (no caso de estar no nome do cônjuge, deve ser apresentada também certidão de casamento ou de união estável).

Com a vacinação de faixas etárias mais jovens, a Secretaria Municipal da Saúde também aceita comprovante de residência no nome do pai ou da mãe, anexado a um documento que comprove a filiação. Já para os casos de locações não formalizadas por imobiliárias, deverá ser apresentado o comprovante do endereço da residência com uma declaração do proprietário do imóvel, com responsabilização legal pela locação e pela informação.

Quem deve ser vacinado nesta quinta-feira (19)

  • Pessoas com 59 anos completos ou mais vacinadas com a primeira dose de Astrazeneca ou Pfizer em 2 de junho (segunda dose estava prevista para 26 de agosto)
  • Pessoas com 58 anos completos ou mais vacinadas com a primeira dose de Astrazeneca ou Pfizer em 5 de junho (segunda dose estava prevista para 30 de agosto)
  • Gestantes puérperas (que tiveram bebês até 45 dias atrás), com 18 anos ou mais

Locais de vacinação 

Das 8h às 17h

1- Pavilhão da Cura
Parque Barigui (entrada somente pela BR-277)

2 – US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho

3 – US Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado

4 – US Vila Diana
Rua René Descartes, 537 – Abranches

5 – Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira
Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233 – Bacacheri

6 – US Visitação
Rua Dr. Bley Zornig, 3136 – Boqueirão

7 – US Camargo
Rua Pedro Violani, 364 – Cajuru

8 – Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira, nº 700

9 – US Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

LEIA TAMBÉM:

10 – US Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo

11 – US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade

12 – US Orleans
Av. Ver. Toaldo Túlio, 4577 – Orleans

13 – Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

14 – Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1.700

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X