Curitiba começa vacinação de grávidas, mulheres com bebês recém-nascidos e pessoas com Síndrome de Down

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

A partir desta segunda-feira (10) um novo grupo começou a ser vacinado contra a Covid-19 em Curitiba. Grávidas, puérperas (mulheres com bebês recém-nascidos) e pessoas com Síndrome de Down estão recebendo as doses que protegem do novo coronavírus. A imunização está acontecendo no pavilhão do parque Barigui, chamado de Pavilhão da Cura, um dos 18 pontos de vacinação da capital.

Entre as gestantes que receberam a primeira dose, está a funcionária pública Juliana Araújo Mayer Correa, 37 anos, que está na contagem regressiva para da à luz Oliver, o primeiro filho. Grávida há quase nove meses, ela passou toda a gestação trabalhando em casa para se proteger e afastar o bebê do risco de contaminação. “Agora, com a vacina, tenho uma segurança a mais. A segunda dose, devo tomar já com o Oliver no colo”, fala Juliana.

A gestante Juliana Jabor tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19. (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

A jornalista Patrícia Tressoldi, grávida de sete meses e meio, conta que ficou surpresa quando soube que poderia se vacinar nesta segunda-feira (10) e diz estar mais segura por ela e pela primeira filha, que vai se chamar Madalena. Fiquei em dúvida se seria vacinada porque uma hora havia indicação, outra hora, não. Assim que soube que poderia receber o imunizante, fiquei mais tranquila por mim e pela Madalena”, disse Patrícia.

Para se vacinarem, as grávidas devem apresentar carteirinha de pré-natal (SUS ou particular) ou resultado positivo de laboratório para exame de gravidez com o nome da paciente ou a declaração médica padrão disponibilizada pelo Portal do CRM para fins de vacinação de pacientes da rede particular.

LEIA TAMBÉM:

Novas mães

Entre as puérperas, estão contempladas as mães com bebês nascidos a partir de 25/3/2021. Foi o caso da teleatendente Mayara Medola, 25 anos, que há 34 dias deu à luz Kayla, sua segunda filha. Também vacinada há mais de 14 dias contra a gripe, Mayrara registrou em foto o momento em que foi chamada no painel para receber sua primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. 

Mayara Medola, de 25 anos, é mãe de Kayla, que nasceu há pouco mais de um mês. (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

As puérperas apresentam a certidão de nascimento do bebê, ou a Carteira da Criança ou a declaração médica padrão disponibilizada pelo Portal do CRM para se vacinarem.

Síndrome de Down

Aos 32 anos, Bruno Diego de Paula Balbinoti tem Síndrome de Down, um dos novos grupos que começaram a ser imunizados nesta segunda-feira. Acompanhado do pai, Aquilino Balbinoti, 64 anos, sabe que com a Covid-19 não dá para a arriscar. “É bom para prevenir. Porque tem muito caso da doença que é leve, mas tem muito caso que [a doença] é grave“, explicou Bruno. 

Bruno Diego de Paula Balbinoti, portador da Síndrome de Down, recebeu a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

Assim como ele, pessoas com Síndrome de Down devem apresentar declaração médica padrão disponibilizada pelo Portal do CRM para fins de vacinação ou, excepcionalmente para este público, qualquer outro documento que comprove a sua condição.

Orientações

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba alerta que o imunizante é destinado a pessoas a partir dos 18 anos e quem se vacinou contra a gripe deve aguardar 14 dias antes de receber a vacina anticovid-19. Para receber a vacina, a pessoa deve apresentar ainda um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência com endereço válido de Curitiba e uma caneta.

Para facilitar o processo de vacinação e evitar filas, a Secretaria Municipal da Saúde pede que as pessoas preencham antecipadamente o cadastro na plataforma Saúde Já, pelo aplicativo de celular ou pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:


Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X