Simone Giacometti

Uma equipe especializada irá atender o público de segunda a sábado, entre 8h e 14h na Central de Apoio da Secretaria da Saúde do estado, no Jardim Botânico, em Curitiba. Uma enfermeira e sete bolsistas, que são estudantes de enfermagem e farmácia, atenderão os pacientes em uma tenda montada para o sistema drive-thru, considerado mais seguro.
O grupo recebeu treinamento para manusear os materiais necessários durante a coleta do swab (tipo de cotonetes flexíveis) nas vias respiratórias e uso correto dos equipamentos de proteção individual.
Drive Thru rápido e seguro
Poder fazer o exame sem sair do carro é um dos diferenciais da estratégia que vem sendo colocada em prática desde 14 de maio no Hospital de Infectologia e Retaguarda Clínica – Oswaldo Cruz. Até o dia 31 de dezembro, foram coletadas 11,5 mil amostras para realização do exame RT-PCR. O exame pelo método RT-PCR que identifica a presença do vírus no organismo do paciente é feito a partir da coleta de material genético com swabs nas vias respiratórias.
LEIA TAMBÉM:
- Greca, Pimentel e secretários dão início à gestão 2021-2024 com cerimônia pública
- Primeiro projeto de lei de 2021 propõe construção de pontos de apoio para entregadores de aplicativos de Curitiba
As amostras são enviadas para o processamento na Unidade de Apoio para Diagnóstico da Covid-19, parceria do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), Fiocruz e Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). Em conjunto com laboratórios públicos e privados, já foram realizados mais de 1,4 milhão de exames pelo método RT-PCR no estado.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: