Curitiba implanta Escola de Turismo; primeira do Brasil, instituição marca retomada do setor

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

O lançamento, apenas para convidados e membros do Conselho Municipal de Turismo, ocorreu no Memorial Paranista. (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

Curitiba ganhou nesta segunda-feira (27), quando se comemorou o Dia Mundial do Turismo, a primeira Escola de Turismo do Brasil. Implementada pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT), a escola nasce com um conceito inovador. Os cursos serão criados a partir de parcerias colaborativas e vão acontecer em diversos espaços já que a escola não possui sede fixa.

O lançamento, apenas para convidados e membros do Conselho Municipal de Turismo, ocorreu no Memorial Paranista e contou com a presença do prefeito Rafael Greca. O secretário nacional de Turismo, William França Cordeiro, veio de Brasília especialmente para o lançamento.

Cursos com viés de gastronomia podem acontecer na Fazenda Urbana, no Mercado Municipal ou na Casa Culpi, em Santa Felicidade. Outros com temática cultural serão ofertados no Memorial Paranista ou nos demais espaços culturais da cidade, e assim por diante. O lançamento da Escola de Turismo de Curitiba começou com um tour pelo Memorial João Turim.

“Fico muito feliz em declarar aberta a Escola de Turismo de Curitiba, todos os lugares em nossa cidade fazem parte desse hub, desde a Catedral Metropolitana até a cozinha de um restaurante”, disse Greca.

O presidente do Instituto Municipal de Administração Pública, Alexandre Matschinski, o secretário nacional de Turismo, William França Cordeiro, o prefeito Rafael Greca e a presidente do IMT, Tatiana Turra, durante lançamento da Escola de Turismo de Curitiba. (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

Para a presidente do IMT, Tatiana Turra, a escola é um marco na retomada do setor em Curitiba. “Nosso maior desafio é agregar os interesses do trade turístico e da sociedade, servindo como um alicerce de conhecimento, preparação e suporte técnico, buscando a retomada econômica não só em Curitiba, mas também de toda a região metropolitana”, afirmou.

O professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), Luiz Roberto Trigo, convidado para ministrar a palestra de inauguração, falou sobre como potencializar talentos nesse período de retomada do setor. “Essa é a primeira palestra presencial que eu faço desde o início da pandemia. Vários países do mundo estão iniciando uma recuperação. As pessoas ficaram mais exigentes e é necessária uma requalificação, a qualificação profissional não tem limites e a Escola de Turismo chega em um momento mais do que propício”, elogiou Trigo.

Construindo uma nova prática

A Escola de Turismo de Curitiba surge com uma proposta inovadora e colaborativa tendo como público alvo o trade, empresas, terceiro setor, servidores públicos, intercambistas e cidadãos interessados em inovação no setor turístico. O objetivo é criar uma grande rede de colaboração entre diversas áreas abrindo um novo universo de oportunidades nos eixos que integram o turismo. A escola foi estruturada em três pilares: Gestão Estratégica do Destino, Gestão Logística Tática e Qualificação da mão de obra.

Essa é a primeira Escola de Turismo do Brasil, implementada pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT). (Foto: Daniel Castellano/SMCS)

Cursos de Lançamento

Os primeiros cursos oferecidos pela Escola de Turismo são gratuitos e serão realizados em parceria com o Senac/PR, no formato EAD (ensino a distância). São sete formações, em diversos setores: gastronomia, design, informática, entre outros, com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (27) até o dia 17 de outubro. Para mais informações e inscrições, clique aqui

LEIA TAMBÉM:

Da parceria com o IMAP (Instituto Municipal de Administração Pública), estão sendo oferecidos inicialmente os cursos de Tendência em Turismo e Hospitalidade e Destino Turístico Inteligente. Para mais informações e inscrições, clique aqui

Também participaram do lançamento o secretário estadual de Turismo, Marcio Nunes, o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública, Alexandre Matschinske, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, o representante do Conselho de Turismo, Antônio Azevedo, e a superintendente geral da Cultura do Estado do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, entre outros convidados.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X