Curitiba terá novos radares de trânsito; confira os locais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

novos radares em Curitiba
Novo radar instalado na Rua Nilo Peçanha. (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Os cruzamentos e trechos de ruas e avenidas de Curitiba que mais registram acidentes de trânsito começaram a receber novos equipamentos de fiscalização eletrônica. A instalação está sendo feita a pedido da população por causa do comportamento imprudente dos motoristas e foi precedida por análises técnicas da Superintendência de Trânsito (Setran).

Antes do início do funcionamento dos novos radares, todos os locais estarão indicados, seguindo padrões da legislação federal, com placas e pintura no pavimento. “Também estamos fazendo a divulgação para avisar os motoristas com antecedência sobre a intervenção”, afirma a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

LEIA TAMBÉM:

Para reduzir as colisões e o impacto de possíveis acidentes de trânsito, os primeiros equipamentos devem começar a operar até o fim do mês – a data certa ainda depende da conclusão dos trabalhos e será divulgada na sequência.

Parte dos equipamentos também fiscaliza parada sobre a faixa de pedestre, avanço do sinal vermelho, conversão e retorno proibidos, conversão obrigatória, trânsito em local e horário proibidos pela sinalização (caminhões de grande porte na Linha Verde) e em faixa exclusiva destinada aos ônibus do transporte coletivo.

Modernização no sistema de radares

Os novos equipamentos integram fazem parte da atualização no sistema de radares de trânsito da cidade, necessária após mais de uma década sem alterações.

A Setran estima que até o final do ano praticamente todos os pontos de fiscalização eletrônica estarão atualizados e concluídos. A substituição possibilitará o monitoramento de 804 faixas de trânsito em pontos estratégicos da cidade, o equivalente a 191 locais com equipamentos a ser instalados ou substituídos pelos atuais.

Novos radares

Confira os locais onde estão sendo instalados os novos radares:

  1. Avenida Comendador Franco – limite de 70 km/h – e Rua Maurício Fruet – 50 km/h

    No bairro Jardim Botânico foram substituídos os equipamentos instalados próximo a um supermercado e ao Habib’s na Rua Maurício Fruet e na Avenida Comendador Franco. Por ser um grande corredor intermunicipal no sistema viário da cidade, a Comendador Franco permanecerá com limite de velocidade em 70 km/h, diferente da maior parte das vias da cidade que estão passando por uma readequação e que, nos próximos meses, terão velocidade máxima de 50 km/h.
  2. Rua Nilo Peçanha – 50 km/h
    Trecho sinuoso da Rua Nilo Peçanha, no bairro São Francisco, passará a ter fiscalização eletrônica nas proximidades de um supermercado. A via passou a ter limite de velocidade de 50 km/h.
  3. Rua Almirante Tamandaré – 50 km/h
    Análise técnica da Setran constatou elevado potencial de acidentes nas proximidades com o cruzamento da Rua Augusto Stresser, onde havia pedidos da população e agora um novo radar começa a funcionar.
  4. Ruas Padre Paulo Warcocz – 40 km/h – e Professor Pedro Viriato Parigot de Souza – 60 km/h
    Nas proximidades da Universidade Positivo e UTFPR no bairro CIC, onde há um conjunto habitacional com mais de mil residências.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X