A partir de segunda Curitiba amplia vacinação contra Covid

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

A partir de segunda-feira (14) a vacinação para professores será ampliada para 38 anos ou mais. (Foto: Luiz Costa/SMCS)

A Secretaria da Saúde de Curitiba imunizou, até sexta-feira (11), 586.858 pessoas com a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. Até esta data foram vacinados: 301.784 idosos, 84.920 profissionais dos serviços de saúde da cidade (incluindo as equipes de vacinação), 6.831 moradores, funcionários e cuidadores de instituições de longa permanência, 10.849 trabalhadores das forças de segurança, 80 indígenas, 6.665 gestantes e puérperas 6.787 pessoas com deficiência, 103.258 pessoas com comorbidades, 16.205 educadores (entre professores e trabalhadores da educação básica) e 49.579 pessoas do grupo geral (convocadas por idade).

Cronograma

A partir de segunda-feira (14), Curitiba retoma a vacinação de grávidas e gestantes  e inicia a imunização de profissionais da educação com 38 anos ou mais. Também estão sendo atendidas com a primeira dose pessoas com comorbidades entre 18 e 59 anos, pessoas com deficiência permanente acima de 18 anos, idosos com 60 anos ou mais que ainda não tenham recebido a vacina, profissionais de Saúde com registro em conselho de classe, trabalhadores de drogarias e farmácias de manipulação e funcionários da Fundação de Ação Social.

LEIA TAMBÉM:

Segunda dose

Em Curitiba, 232.162 pessoas receberam a segunda dose da vacina até sexta-feira (11). A vacinação com a segunda dose está sendo feita nas instituições de longa permanência, em profissionais de saúde e idosos. Também seguem sendo imunizados com a segunda dose os idosos acima de 80 anos que receberam a primeira dose da vacina da AstraZeneca. 

Doses recebidas

Até o momento, Curitiba recebeu do Ministério da Saúde, repassadas pelo Governo do Paraná, 922.540 doses de vacinas, sendo 623.920 para primeira dose e 298.620 para segunda dose. Nesse montante já estão contabilizados os 5% de reserva técnica. A reserva técnica é uma medida de segurança, faz parte dos protocolos da logística e é necessária para evitar problemas no fluxo de imunização que possam ser causados por imprevistos eventuais, como por exemplo, quebra acidental de frascos.

Além da reserva técnica, a SMS precisa manter um estoque de vacinas para garantir a imunização de remanescentes dos grupos já contemplados – pessoas que por algum motivo não fizeram a imunização nas datas estipuladas. Por exemplo, quem estava em processo de confirmação de comorbidade ou não comparecido no dia programado para sua imunização. Essas pessoas têm o direito e serão vacinadas quando comparecerem aos postos de vacinação.

Vacinação dos professores

Neste momento, estão sendo chamados apenas professores e trabalhadores da Educação Básica – creches, CMEIs, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para a imunização dos professores universitários, a SMS aguarda instruções da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná sobre como deverá ser feita. Assim que receber a Nota Técnica orientativa, a Saúde municipal convocará esses profissionais, conforme definição dos critérios e quantidade de doses disponibilizadas. 

A imunização dos profissionais de educação acontece das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, em dez pontos de vacinação, um por distrito sanitário. O profissional precisa se dirigir especificamente ao ponto de vacinação da região onde está a escola em que ele trabalha, munido de uma declaração fornecida pela instituição de educação e um documento que comprove vinculação ativa com a unidade de ensino. A declaração fornecida pela instituição deve seguir estritamente o modelo disponibilizado pela SMS e precisa ser assinada e carimbada por um responsável que represente a escola perante o distrito sanitário da região.

Pontos fixos de vacinação contra Covid-19 – profissionais da Educação

Das 8h às 17h, de segunda a sexta

Matriz
US Ouvidor Pardinho
Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho

Bairro Novo
US Parigot de Souza
Rua João Eloy de Souza, 111 – Sítio Cercado

Boa Vista
Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira
Rua Guilherme Ihlenfeldt, 233 – Bacacheri

Boqueirão
US Jardim Paranaense
Rua Pedro Nabosne, 57 – Alto Boqueirão

Cajuru
US Uberaba
Rua Cap. Leônidas Marques, 1.392 – Uberaba

CIC
Clube da Gente CIC
Rua Hilda Cadilhe de Oliveira

Pinheirinho
US Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo

Portão
Rua da Cidadania do Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, 1.700

Santa Felicidade
US Pinheiros
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade

Tatuquara
Rua da Cidadania do Tatuquara
Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:


Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X