Curitibano ex-guitarrista da Legião Urbana lança livro com revelações inéditas sobre a banda

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

O músico paranaense Kadu Lambach (a esquerda), primeiro guitarrista da Banda Legião Urbana, e o jornalista André Molina, autor do livro. (Foto: Divulgação)

Nem todos sabem, mas a banda Legião Urbana tem uma boa pitada de influência paranaense. Isso porque na primeira formação do grupo estava o guitarrista Kadu Lambach, curitibano de nascimento que se mudou para Brasília na adolescência em função do trabalho do pai dele, funcionário público de carreira, e lá fez um amigo que mudaria a história da música brasileira. Essa e outras histórias inéditas estão no livro “Música Urbana: o início de uma legião”, escrita pelo jornalista André Molina.

O livro será lançado na próxima segunda-feira (11), após ter ficado anos engavetado graças a uma disputa judicial envolvendo cópias piratas que foram retiradas do mercado. Agora sim, editado conforme o autor planejou com a inclusão de relatos inéditos, virá a tona a história do músico Eduardo Paraná, apelido dado por Renato Russo ao paranaense no fim da década de 70.

A obra será lançada na live-show transmitida às 19h30 diretamente do palco do Hard Rock Cafe em Curitiba, via YouTube, Facebook e Instagram @kadulambachoficial, marcando os 25 anos sem o líder da Legião Urbana. O evento terá a presença da irmã de Renato Russo, Carmem Manfredini, que também foi a responsável pelo prefácio do livro, e virá à Curitiba exclusivamente para participar do lançamento.

A obra completa traz documentos com textos inéditos escritos por Renato, que foram guardados há mais de 30 anos por Kadu Lambach, co-fundador da banda ao lado dele, de Marcelo Bonfá como baterista, e Paulo Paulista nos teclados.

Foram mais de 13 meses de entrevistas e produção para o livro legionário ficar pronto. Os relatos descritos de forma detalhada, retratam a fundação da mitológica banda e o período anterior a gravação do primeiro álbum do Legião Urbana. Entre os materiais inéditos divulgados no livro, estão o primeiro texto de divulgação da banda, escrito por Renato Russo, no início da década de 80, e rascunhos do que seria a primeira música da Legião Urbana, que não chegou a ser concluída.

O autor do livro, André Molina, conta que nem acreditou quando Kadu disse que tinha todo esse conteúdo exclusivo. “Isso coloca o livro em outro patamar. Os fãs da Legião precisam saber que esse material existe”, disse ele ao músico. A partir daí, os dois passaram a se encontrar semanalmente. As conversas se estenderam, viraram amizade. Tanto que Lambach se tornou padrinho de casamento de Molina e até tocou na festa para os noivos.

“Nesta época nós estávamos muito próximos do filho do Renato Russo, o Giuliano Manfredini. Numa das vezes que fomos à Brasilia, ele chegou a ler os rascunhos e elogiar o material. Eu e Kadu também conhecemos a irmã do Renato e a convidamos para fazer o prefácio do livro e ela concordou”, explica Molina.

Nos próximos meses vários shows estão previstos para a divulgação do livro, um deles no Distrito Federal. O show em Brasilia será no dia 9 de novembro, no Clube do Choro.

Para os fãs e amantes da banda, a espera para ter acesso a toda essa nova página na história da fundação da banda Legião Urbana, o livro estará à venda, a partir do dia 11 de outubro,com vendas on-line, no site www.eduardoparana.com.br

A trajetória de Kadu Lambach

Além do período inicial da Legião, o guitarrista Kadu Lambach seguiu sua carreira, trabalhando com renomados nomes do jazz, como o baixista norte-americano Stanley Clarke, e da MPB, como Tunai, Baby do Brasil, Belchior, Olívia Hime e outros.

Depois de dividir palco com importantes nomes da música, Lambach decidiu retornar a trabalhar com a obra da Legião Urbana, buscando letras inéditas de Renato Russo perdidas no tempo. Atualmente, ele se dedica na perpetuação da obra da banda que ajudou a fundar.

Serviço:
Lançamento do livro “Música Urbana: o início de uma legião. A origem com Eduardo Paraná (Kadu Lambach)”, do jornalista André Luiz Molina
Hard Rock Cafe Curitiba – Rua Buenos Aires, 50 – Batel
Dia 11 de outubro, às 19h30
Transmissão pelo Facebook, Instagram e YouTube: @kadulambachoficial
Live com sessão de autógrafos para os presentes na live em Curitiba
Compras pelo site: www.eduardoparana.com.br

LEIA TAMBÉM:

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X