Depois das bicicletas e patinetes, vem aí o aluguel de carros elétricos compartilhados em Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Reinaldo Bessa

O prefeito Rafael Greca abastece o Zoe, veículo elétrico da Renault, ao lado do presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, na fábrica em São José dos Pinhais. (Fotos: Lucilia Guimarães/SMCS)
Greca andou no Zoe conduzido pelo presidente da Renault, Ricardo Gondo.
Greca e Gondo com as equipes da prefeitura e da montadora. 
O prefeito e o presidente da Renault e seus auxiliares.

Curitiba se prepara para lançar o serviço de aluguel de carros elétricos compartilhados. A ideia foi discutida na manhã desta quarta-feira (31) pelo prefeito Rafael Greca e pelo presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, na sede da empresa, em São José dos Pinhais. A intenção é viabilizar a criação de uma rede de car sharing na cidade. A Renault é líder na venda de carros elétricos no Brasil e na Europa. Durante a reunião, ficou acertada a doação de dois veículos elétricos Zoe da montadora para testes pela Urbs e pela Agência Curitiba de Desenvolvimento. A parceria deverá ser assinada até o fim do ano.

A ideia, segundo Greca, é que os veículos elétricos compartilhados sejam usados para circular entre terminais de ônibus e o Centro da cidade, entre restaurantes e hotéis e por funcionários da prefeitura. O prefeito disse também que irá buscar financiamento para estabelecer uma frota de taxis elétricos na cidade. “O carro elétrico é o futuro e Curitiba quer abrir as portas para futuro”, afirmou Greca.  “Curitiba sempre esteve um passo à frente em termos de mobilidade. Essa parceria é um marco no desenvolvimento do uso do carro elétrico na cidade”, disse o presidente da Renault, Ricardo Gondo.

Seguindo as bicicletas e os patinetes

O aluguel do carro elétrico se dá por meio de um aplicativo no celular. O usuário utiliza o veículo apenas pelo tempo necessário e depois o devolve – como ocorre hoje com as bicicletas e patinetes. O pagamento é feito por minuto e inclui todos os serviços.

A intenção é que o projeto seja implantado em três etapas – 2020, 2022 e 2025 –, até abranger 550 veículos elétricos compartilhados e uma área de 95 quilômetros quadrados. O modelo de car sharing deve começar pelo Centro da cidade.
Ficou acertado que as equipes da prefeitura e da Renault farão reuniões semanais para detalhamento técnico a fim de determinar as áreas de estacionamento, de eletropostos para recarga da bateria, faixas de circulação e o funcionamento dos serviços de transferência, carregamento e limpeza dos veículos. Curitiba já dispõe de eletropostos em alguns shoppings, postos de combustíveis e supermercados.

Veja Também

166 comentários em “Depois das bicicletas e patinetes, vem aí o aluguel de carros elétricos compartilhados em Curitiba”

  1. Vai fazer os taxistas ficarem desesperados para entrar nessa onda e o prefeito vai prometer dar incentivos como no passado, quero saber quem está ganhando com isso.

    1. Ricardo Ferreira de Lima

      Tive a oportunidade de estar recentemente na França e o serviço lá já é uma realidade. Parabéns prefeito por sair na frente em mais um serviço auxiliar na mobilidade e proteção ao meio ambiente.

    2. primeiro, identifique quem vc é pra exigir, pq, um prefieto é autoridade maxima no municipio,vc esta parecendo o pessoal da Ptezada, a evolução vale apena ver e ouvir, pq um homem ou mulher inteligente paga para ter o progresso primeiro, não pensa qto vai ganhar antes, JO, vc refrita sobre tua pergunta ou diga se vc é alguma pessoa importante que o progresso tem passar por teu burro crivo

  2. primeiro, identifique quem vc é pra exigir, pq, um prefieto é autoridade maxima no municipio,vc esta parecendo o pessoal da Ptezada, a evolução vale apena ver e ouvir, pq um homem ou mulher inteligente paga para ter o progresso primeiro, não pensa qto vai ganhar antes, JO, vc refrita sobre tua pergunta ou diga se vc é alguma pessoa importante que o progresso tem passar por teu burro crivo

  3. Hi there, I found your website by way of Google at the same time as searching for a related matter, your website came
    up, it looks great. I’ve bookmarked it in my google bookmarks.

    Hello there, simply turned into aware of your weblog through Google, and located that it’s really informative.
    I am gonna watch out for brussels. I’ll appreciate if you continue this
    in future. Numerous folks shall be benefited from your writing.
    Cheers!

  4. A person necessarily lend a hand to make significantly posts I’d
    state. This is the very first time I frequented your website page and so far?

    I amazed with the analysis you made to create
    this particular publish extraordinary. Fantastic process!

  5. Hmm is anyone else experiencing problems with the pictures on this blog loading?
    I’m trying to figure out if its a problem on my end or if it’s the blog.
    Any feedback would be greatly appreciated.

  6. como ganhar na lotofacil, acertar na lotofacil, ganhar na lotofacil, como ganhar na lotofacil de verdade, como ganhar na lotofacil sempre, como ganhar na lotofacil 2020, como ganhar na lotofacil 100 garantido, dicas lotofacil, como acertar na lotofacil, dicas para ganhar na lotofacil

  7. como ganhar na lotofacil, acertar na lotofacil, ganhar na lotofacil, como ganhar na lotofacil de verdade, como ganhar na lotofacil sempre, como ganhar na lotofacil 2020, como ganhar na lotofacil 100 garantido, dicas lotofacil, como acertar na lotofacil, dicas para ganhar na lotofacil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X