Empresas juniores da UTFPR desenvolvem sistema inédito de automação para segurança em piscinas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Alunos e o professor orientador da UTFPR (Foto: Divulgação)

Três empresas juniores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) juntamente com a empresa CYAN Piscinas desenvolveram um sistema inédito que reduz os riscos de acidentes em piscinas. O projeto da Cromo, de Engenharia; Citi, de Tecnologia; e Junior Design, de Design é voltado à automação. Sensores de movimento duplos detectam qualquer anormalidade na piscina, quando a área de lazer estiver fechada, como a queda acidental de uma criança ou animal de estimação, alarmando para o perigo.

“Um dispositivo eletrônico, capaz de responder a um estímulo físico/químico de maneira específica, dispara um alarme toda vez que detecta quedas acidentais de corpos em piscinas”, explica Bráulio César Bandeira Aleixo, da CYAN Piscinas.

Para garantir a eficácia, o sistema tem capacidade de evitar falsos disparos em momentos de ventos e chuvas. Seus sinais elétricos são disparados, através de um alarme e, também, em forma de um sinal no celular.

LEIA TAMBÉM:

O produto está sendo desenvolvido pela empresa CYAN Piscinas, por meio do programa de inovação da UTFPR Movimento Empresa Júnior, com início de produção previsto para março de 2022. E Curitiba foi a cidade escolhida para o lançamento do produto por ser considerada um polo nacional de inovação, pela localização estratégica, com fácil escoamento da produção; mercado consumidor importante e mão de obra qualificada.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X