Entorno do Mercado Municipal terá boulevard para encontro dos curitibanos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Mercado Municipal terá o espaço público renovado, com a melhoria da paisagem urbana. (Ilustração: IPPUC)

O entorno do Mercado Municipal de Curitiba vai ganhar um boulevard voltado à circulação de pedestres e aos deslocamentos não motorizados. As intervenções fazem parte do projeto Caminhar Melhor, que conta com R$ 40 milhões do Programa de Financiamento para Infraestrutura e Saneamento da Caixa Econômica Federal para investimentos em novas calçadas e em estrutura cicloviária.

“A intenção é que as pessoas utilizem o espaço não apenas como local de passagem, mas de encontro e permanência”, explica a diretora de Projetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Célia Bim. O projeto prevê a melhoria da paisagem urbana e da segurança nos deslocamentos com a criação de novas conexões cicloviárias e de favorecimento a caminhadas. O Ippuc concluiu o anteprojeto para a área e os projetos executivos de paisagismo, iluminação, drenagem e de pavimentação já estão sendo executados. A previsão é que sejam concluídos neste segundo semestre e as obras iniciadas em 2022.

Polígono

O local terá melhoria da segurança nos deslocamentos e novas conexões cicloviárias. (Ilustração: IPPUC)

As melhorias no entorno do mercado abrangem uma área que forma um polígono, compreendido entre as ruas Mariano Torres, Ubaldino do Amaral, Visconde de Guarapuava e Affonso Camargo, tendo ao centro a Avenida Sete de Setembro no trecho desde a Praça Baden Powell até a trincheira sob a Ubaldino do Amaral.

Com foco nos pedestres, serão implantadas calçadas com faixa acessível em concreto, nova arborização, áreas de convivência e nova iluminação para pedestres, além da organização de placas e postes na área de serviços das calçadas. Uma ciclofaixa no eixo da Sete de Setembro será integrada às estruturas cicloviárias da via lenta da canaleta do expresso e da Mariano Torres seguindo até o eixo do Parque Ambiental.

Boulevard

As melhorias no entorno do mercado abrangem uma área que forma um polígono, compreendido entre diversas ruas. (Ilustração: IPPUC)

A Rua General Carneiro, transversal à Sete de Setembro, será transformada em boulevard e eixo de animação com áreas de estar, nova arborização e iluminação para pedestres, decks de convivência junto ao Mercado Municipal e faixa acessível, com três metros de largura, em concreto. Na confluência da Sete de Setembro com a General Carneiro será feita a adequação geométrica das esquinas, com as ruas e o cruzamento no mesmo nível das calçadas. No conjunto de vias, será implantada rede lógica e infraestrutura para futura instalação de pontos de abastecimento de veículos elétricos.

LEIA TAMBÉM:

Nas demais vias do entorno as guias rebaixadas serão padronizadas, as calçadas ampliadas e com faixa acessível com 1,5 metro de largura em concreto, alinhamento predial com acabamento em petit-pavê preto e o pavimento das faixas de serviços com reaproveitamento das lousinhas utilizadas no calçamento atual.

A região do entorno do Mercado Municipal também contará com uma estrutura ampliada de apoio social. Lá estão instalados e em instalação equipamentos como o Restaurante Popular do Capanema, o futuro Armazém da Família – Espaço Social, que está em obras sob o viaduto do Capanema no lado oposto ao Restaurante Popular, e o Centro de Referência Especializado de Atenção à População em situação de rua (Centro Pop), na Praça Plínio Tourinho. Integrados, eles darão suporte à capacitação voltada à produção de alimentos e encaminhamento ao mercado de trabalho.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X