Escola de Curitiba é a única finalista do Paraná em projeto da ONU Meio Ambiente

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Monique Benoski

O projeto “O impacto do plástico nos oceanos” mostrou a quantidade assustadora de lixo plástico descartável produzida por um pequeno grupo de 14 alunos e suas famílias. (Foto: Divulgação)

A Escola Pedro Apóstolo, do bairro Capão Raso em Curitiba, ficou entre as 10 finalistas – a única do Paraná – dos 25 inscritos para o desafio “Mares Limpos”, iniciativa promovida pela ONU Meio Ambiente com o objetivo de incentivar professores e alunos a desenvolverem ações de redução do consumo de plásticos descartáveis.

Foram 50 dias de atividades, desde maio, que reuniram ações lúdicas criadas pelos professores e alunos do 7º e 8º ano. O projeto principal chamado “O impacto do plástico nos oceanos”, teve como objetivo a observação – de alunos, funcionários da escola e a comunidade em geral – da quantidade assustadora de lixo plástico descartável que um grupo de 14 estudantes e suas famílias produzem.

Para isso, os alunos levaram o lixo acumulado até a escola e, juntos, construíram um painel no portão da instituição. “Foi um projeto muito legal. Além de medirmos o consumo plástico das famílias durante esse período, doaremos toda a quantidade acumulada para uma usina de reciclagem, para que esse lixo tenha o descarte correto”, diz Ana Cláudia Cruz, diretora pedagógica da escola particular e integrante da coordenação do projeto. 

Com as ações de conscientização, o projeto atraiu a atenção de outros alunos, que passaram a praticar hábitos sustentáveis. Eduarda Anderle Prado, do 9º ano, conta que mudou o canudo de plástico para o de metal, as sacolas plásticas por retornáveis e aprendeu que se mais pessoas praticarem essas pequenas ações, o mundo pode mudar para melhor.

Neste ano, a Escola Pedro Apóstolo conseguiu transformar sua tradicional festa junina em um evento 98% livre de plástico. Os alunos também passaram a levar suas próprias garrafas de água para as aulas, para evitar o uso de copos descartáveis. “Ficamos muito felizes com o engajamento dos alunos, professores e colaboradores. Pretendemos continuar realizando projetos que façam a diferença dentro e fora daqui”, afirma a diretora.

As outras nove escolas selecionadas para a escolha do melhor projeto são de Ribeirão das Neves (MG), Águas Belas (PE), Alvorada (RS), Itajaí (SC) e as paulistas Campinas, Campos do Jordão, Cananeia, Itanhaém e Rio Claro. De acordo com a ONU, 60% a 80% de todo o lixo no mar é plástico. Nesse ritmo, até 2050 teremos mais plástico do que peixes no mar. “Estou tentando melhorar depois de ver, por meio do projeto, a quantidade de lixo que geramos e o impacto que isso causa no meio ambiente. De pouquinho em pouquinho, estou convencendo meus pais e meus amigos a não usarem tanto plástico”, conclui Fabrício Gogola, aluno do 8º ano.

Veja Também

112 comentários em “Escola de Curitiba é a única finalista do Paraná em projeto da ONU Meio Ambiente”

  1. Pretty section of content. I just stumbled upon your weblog and in accession capital to assert that I get in fact enjoyed account your blog posts.
    Any way I’ll be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently quickly.

  2. Today, I went to the beach with my children. I found a sea shell and gave it
    to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She put
    the shell to her ear and screamed. There was a hermit crab inside and it
    pinched her ear. She never wants to go back! LoL I know this is totally off topic but I had to tell someone!

  3. This design is wicked! You definitely know how to keep a reader entertained.
    Between your wit and your videos, I was almost moved to
    start my own blog (well, almost…HaHa!) Excellent job.
    I really loved what you had to say, and more than that, how you presented it.
    Too cool!

  4. Have you ever considered creating an e-book or guest authoring on other blogs?
    I have a blog centered on the same topics you discuss and would really like to have you share some stories/information. I know my visitors would value your work.
    If you are even remotely interested, feel free to shoot me an e-mail.

  5. I was wondering if you ever considered changing the structure
    of your website? Its very well written; I love what youve got
    to say. But maybe you could a little more in the
    way of content so people could connect with it better.
    Youve got an awful lot of text for only having one or two pictures.
    Maybe you could space it out better?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X