DESKTOP

Exposição do Museu Oscar Niemeyer recebe medalha no Brasil Design Award 2020

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

blank
O que é original?”, de Marcelo Conrado, realizada pelo Museu Oscar Niemeyer em abril de 2019. (Foto: Divulgação)

A mostra “O que é original?”, do artista paranaense Marcelo Conrado e realizada pelo Museu Oscar Niemeyer em abril de 2019, recebeu medalha de bronze no Prêmio Brasil Design Award 2020, na categoria indicados pelo júri em Design de Ambientes ou Design de Exposições e Instalações. Além do título, a premiação confere aos projetos finalistas a participação como finalistas do IF Design Award 2021, na Alemanha, considerado o prêmio máximo do setor e um dos principais selos de excelência em design do mundo. O anúncio dos vencedores do Brasil Design Award 2020 foi feito em cerimônia virtual na noite desta quarta-feira (9).

A exposição, que tinha como propósito provocar uma discussão sobre o conceito de autoria na arte contemporânea, reuniu 20 fotografias licenciadas de bancos de imagens sobrepostas a frases anônimas, retiradas de pichações, redes sociais ou conversas casuais. Em outro espaço da exposição, foram apresentadas ao público 13 pinturas em grandes formatos. A mostra teve projeto expográfico dos arquitetos Gustavo Paris e Gabriela Casagrande, curadoria da professora Maria José Justino e produção de Rebeca Gavião Pinheiro.

blank
A exposição recebeu medalha de bronze no Prêmio Brasil Design Award 2020, na categoria indicados pelo júri em Design de Ambientes ou Design de Exposições e Instalações. (Foto: Divulgação)

Conrado, que também é doutor em Direito pela UFPR e professor da mesma universidade, diz que a exposição permitiu uma discussão sobre os conceitos de autoria, anonimato, apropriação e originalidade na arte.

LEIA TAMBÉM:

Desde 2009 a ABEDESIGN realiza o Brasil Design Award com o objetivo de reconhecer e destacar a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional. Nos últimos anos se consagrou como a maior premiação de design do país reunindo mais de 20 mil participantes, premiando mais de 2,5 mil projetos.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

blank

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

blank
X