Fechada pela pandemia, Vila Yamon produz refeições para pessoas carentes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

blank
Cozinha da Vila Yamon prepara refeições que são distribuídas a pessoas em situação de rua pelo projeto beneficente Do Sofá Pra Rua. (Foto: Divulgação)

Desde o início da pandemia de Covid-19, a Vila Yamon, conglomerado de bares que reúne oito operações gastronômicas na rua Itupava, em Curitiba, passou sete meses completamente fechada para atendimento ao público. Mais recentemente, o empreendimento passou a viver a instabilidade de aberturas e fechamentos impostos pelo poder público na tentativa de controlar o aumento no número de casos da doença.

Enquanto isso, a falta de alimentos e o aumento da extrema pobreza se tornaram realidade para 14,5 milhões de brasileiros. Hoje, 58 milhões de pessoas correm o risco de deixar de comer por falta de dinheiro no Brasil, país que em 2013 havia deixado o Mapa da Fome da ONU (Organização das Nações Unidas).

Diante desse cenário de dificuldades, os empresários Thiago Pissaia, Fabio Helm, Willy Pires, Vinícius Michalack e Nelson Peixoto uniram esforços para ajudar a minimizar a insegurança alimentar entre os moradores de Curitiba. Há três meses, a cozinha da Vila Yamon está servindo de estrutura para a preparação de aproximadamente 800 refeições por mês, que são distribuídas pelo projeto Do Sofá Pra Rua a pessoas em situação de rua, comunidades e casas de apoio.

Criado no início da pandemia, em Curitiba, o projeto Do Sofá Pra Rua hoje conta com mais de 300 voluntários e uma organização que beneficia mais de 850 pessoas por semana, entre ações programadas e pontuais, como noites de pizza e cafés da manhã aos necessitados. A iniciativa é um dos projetos voluntários que atendem o programa Mesa Solidária, a convite da Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio da Fundação de Ação Social (FAS). “O projeto vai muito além das entregas, nós formamos uma rede que, com pequenas ações e muito amor envolvido, está ajudando muita gente que mora nas ruas a ter uma refeição digna e muitos voluntários com a compaixão que recebem ao participar”, explica Kahoê Mudry, um dos idealizadores.

Neste momento igualmente delicado para o setor gastronômico, obrigado a fechar as portas sem qualquer auxílio financeiro do setor público, os empresários e sócios da Vila Yamon encontraram na parceria com o Do Sofá Pra Rua uma maneira de continuar transformando a sociedade através da comida feita por amor. “O mais importante nesse momento é ver que as pessoas, mesmo na dificuldade, podem sorrir e ter alimento para estar melhor e com menos vulnerabilidade social. Nós não mediremos esforços para dar continuidade a esse projeto”, conta Thiago Pissaia, um dos idealizadores do projeto Vila Yamon.

LEIA TAMBÉM:

Para contribuir com o Do Sofá Pra Rua, basta acessar o Instagram @dosofaprarua e enviar uma mensagem direta. O contato também pode ser feito pelo WhatsApp (41) 99685-5180 ou (41) 99918-1102. É possível ainda fazer uma doação em dinheiro pela plataforma EBANX Beep.

A Vila Yamon fica na Rua Itupava, 1.402, no bairro Alto da XV, em Curitiba. O empreendimento está fechado para atendimento presencial devido à bandeira vermelha de contenção à pandemia de Covid-19. Delivery de comidas e bebidas de terça-feira a domingo – cardápio completo no Instagram @vilayamon ou pelo WhatsApp (41) 99568-3970. Para mais informações, acesse o site www.vilayamon.com.br.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Caroline Scoz Alves

blank
Diretora Técnica da SulLaser Locações de Equipamentos Médicos e Estéticos a Laser, e Membro da Academia Americana de Laser. É proprietária do Centro de Especializado em Laser mais equipando do Paraná, A Clínica Senz. Além de ministrar treinamentos de capacitação, ela se dedica a palestras e demais atividades voltadas a área da Estética a Laser no Brasil e no exterior. Com mais de 14 anos de experiência na área, a Dra. Caroline é formada em Fisioterapia em 2004 pela UP, possui Mestrado de Tecnologia da Saúde pela PUC/PR, Curso de formação em Dermato-Funcional pela Belle Bonelli (Ludmila Bonelli em Belo Horizonte), Curso de Cosmeatria e Laser em London South Bank University; Membro da Sociedade Americana de Laser, Fellow na Universidade da Califórnia em Laserterapias, Curso de Laser terapia, Laser & Aesthetic Skin Therapy: What’s the Truth? (November 03-04, 2017) pela Harvard Medical School nos EUA, Feellow – Dr. Klaus Hoffmann em St. Josef-Hospital de Bochum na Alemanha (Março de 2018), Curso de Formação “Cynosure Laser Technology Course” em Hannover, (March, 03, 2018) pela Cynosure na Alemanha, Curso de Formação Asclepion na Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf (Outubro de 2018).

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X