Filas para vacinação no Barigui geram protestos; prefeitura alerta para importância do cadastro prévio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

blank
Filas no Pavilhão da Cura, no Parque Barigui, chegaram a provocar aglomeração. (Foto: Divulgação/Caroline Fialho)

As várias e longas filas que se formaram nesta quinta-feira (25) no Parque Barigui para a vacinação das pessoas de 73 anos causaram muitos protestos e reclamações de quem levou um familiar para ser vacinado. Alguns idosos chegaram a esperar mais de três horas na fila do drive-thru, sob sol e calor. Para evitar o problema, a Secretaria Municipal da Saúde orienta que os idosos devem fazer o cadastro na plataforma do site da pasta, o Saúde Já Curitiba – www.saudeja.curitiba.pr.gov.br – ou pelo aplicativo do celular, que pode ser baixado nas lojas virtuais para Android e iOS. Idosos que tenham dificuldade com tecnologia podem pedir auxílio de familiares. O aplicativo tem a opção de inclusão de dependentes, que é mais uma forma de facilitar o acesso.

O cadastro prévio garante maior agilidade na imunização, segundo a secretaria. “Hoje foi o pior dia da vacinação, é o dia que teve mais fila, segundo me disse uma profissional da Saúde”, contou Caroline Fialho, que levou o pai, Luiz Alberto, que se recupera de um AVC sofrido há nove meses. “E se desse vontade dele ir ao banheiro, como íamos fazer?”, questionou Caroline. Além dos idosos, trabalhadores da Saúde também estavam se vacinando, o que contribuiu para gerar as longas filas. “Quando as pessoas buscam o ponto de vacinação sem cadastro, as equipes precisam fazer o cadastro na hora, isso aumenta o tempo de espera para a vacina, além de gerar filas, principalmente nos drives”, justificou a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçuluk.

LEIA TAMBÉM:

A vacinação de idosos está acontecendo por escalonamento de idade, sem agendamento, mas o Saúde Já é a ferramenta usada pela Secretaria da Saúde para registrar a vacina aplicada. A campanha de imunização contra a Covid-19 exige que cada dose aplicada seja vinculada ao nome e CPF de quem a recebeu. O registro da vacina é importante para garantir o período adequado de aplicação da segunda dose.

blank
Muitos curitibanos chegaram a aguardar mais de três horas pela vacina contra a Covid-19 sob sol e calor. (Foto: Divulgação/Caroline Fialho)

Trabalhadores de Saúde

Para os trabalhadores da área da saúde o agendamento da primeira e da segunda doses é comunicado pelo aplicativo. O objetivo do agendamento é evitar aglomerações e longos tempos de espera. “O Saúde Já é nosso grande aliado para a imunização segura e organizada em Curitiba, por isso é tão importante que todos que fazem parte do público paritário façam o cadastro prévio “, reforçou Márcia Huçulak.

Como fazer o cadastro

• No smartphone ou tablet, busque por “Saúde Já Curitiba” nas lojas virtuais (Play Store para aparelhos com sistema Android, e App Store para os que utilizam o sistema iOS). Instale ou atualize o app.
• Após instalado para fazer o primeiro acesso, informe o número do CPF ou Cartão do SUS. A primeira senha é a data de nascimento, no formato “DD/MM/AAAA”. Pessoas que já tenham passado por algum atendimento no SUS curitibano já terão as informações na base de dados e não precisarão preencher novamente, bastando conferir seus dados.
• Para aqueles que não tiverem os dados cadastrados, na tela inicial clicar na opção “Cadastre-se aqui”; o próximo passo é informar um CEP válido em Curitiba, preencher informações pessoais e de contato.
• Caso haja alguma divergência, o aplicativo irá solicitar foto de um documento que apareça o número do seu CPF e foto de um comprovante de residência.
• Informar um endereço de e-mail válido. A partir daí é só salvar e aguardar o contato da equipe da Secretaria Municipal da Saúde para validar o cadastro.


( Vídeo: Divulgação/Caroline Fialho)

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X