Governo divulga consórcio vencedor para as obras de melhorias na orla de Matinhos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Serão realizadas obras de revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de árvores nativas, melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias. (Imagem: Divulgação)

Nesta quarta-feira (15), o governo do Estado divulgou o resultado do processo licitatório para a realização das obras na orla de Matinhos. A empresa vencedora foi o Consórcio Sambaqui que terá 32 meses a partir da ordem de serviço para conclusão das melhorias no Litoral.

As obras de recuperação da orla de Matinhos preveem intervenções de mais de R$ 500 milhões em duas etapas – sendo a primeira fechada em aproximadamente R$ 315 milhões. O objetivo é minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral. Essa combinação vem destruindo e comprometendo boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer no município de Matinhos.

A empresa vencedora deverá realizar serviços de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico; estruturas marítimas semirrígidas; canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem; e revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de árvores nativas. Também serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.

LEIA TAMBÉM:

Nos primeiros 6,3 quilômetros, da Avenida Paraná até o Balneário Flórida, serão instalados também dois guias correntes, dois headlands e um espigão (estruturas que retém a areia na praia por mais tempo).  Em uma segunda etapa, será recuperado trecho de 1,7 quilômetro entre os balneários Flórida e Saint Etienne. Haverá, ainda, a instalação de novos equipamentos urbanos, como ciclovia, pista de caminhada e corrida, pista de acessibilidade e calçada.

Processo

Os trâmites do processo são executados pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). Os envelopes da fase de habilitação das empresas/consórcios que disputaram a licitação foram abertos em outubro deste ano pelo órgão ambiental estadual, com transmissão pelo YouTube. Ao todo, 62 empresas manifestaram interesse no processo de licitação.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X