Governo do Estado anuncia projeto de reurbanização do Litoral paranaense; obras contemplam a orla de Matinhos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Reunião de lançamento do maior projeto de reurbanização do Litoral. (Foto: Jaelson Lucas/AEN)

O Governo do Estado anunciou nesta terça-feira (10) o lançamento do maior projeto de reurbanização do Litoral. Entre as ações previstas estão obras de recuperação da orla de Matinhos, com aumento da faixa de areia da praia e uma área de contenção de ressacas, além da construção e revitalização de canais para evitar enchentes. A proposta foi apresentada ao governador Ratinho Junior pelo diretor-presidente do Instituto Águas do Paraná, José Luiz Scroccaro, durante reunião do secretariado no Palácio Iguaçu. O projeto tem orçamento estimado em R$ 660 milhões.

Parte dos recursos virá do empréstimo, já autorizado pela Assembleia Legislativa, no valor total de R$ 1,6 bilhão. Um consórcio de instituições financeiras formado pelo Banco do Brasil, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal venceu a concorrência pública aberta pelo governo do Paraná para a operação de crédito. As intervenções propostas consistem na colocação de estruturas semirrígidas implantadas no canal da Avenida Paraná, no desemboque do Rio Matinhos e em Saint Etienne, no espigão ao Norte da Praia Brava e nos headlands (estruturas de pedra para reter a areia) localizados nos balneários Saint Etienne – que ganhará um canal novo para ajudar na contenção das cheias – e Riviera.

Também está prevista a colocação de estrutura flexível por meio da reposição de areia (engordamento artificial) proveniente de jazida na plataforma submarina. Com isso, a orla passará a contar de 80 metros a 100 metros de areia. Atualmente, a área é de 20 metros a 40 metros. O projeto de paisagismo contempla ainda novos quiosques, pistas de caminhada, ciclovias e áreas de restinga.  A duplicação completa da Avrenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Matinhos, também faz parte da proposta de reurbanização. A previsão é de que as obras comecem ainda em 2020.

Veja Também

4 comentários em “Governo do Estado anuncia projeto de reurbanização do Litoral paranaense; obras contemplam a orla de Matinhos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X