Da Redação

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, postou neste domingo (14) em suas redes sociais um vídeo do padre Emerson de Azevedo e escreveu: “Em apelo dramático, padre Emerson de Azevedo, pároco de São Pedro de Matinhos, suplica aos curitibanos que não desçam ao litoral. Avisa que a única Upa local está lotada e que o único hospital da região em Paranaguá, já não tem leitos. Lockdown não é tempo de férias”.
O final de semana com máxima prevista para 31 graus no litoral paranaense estimulou os curitibanos a descerem a serra em busca das praias, indo contra as orientações de redução de circulação de pessoas, distanciamento social e aglomerações. Na gravação, padre Emerson cita a necessidade de observar o lockdown de 9 dias em Curitiba para conter a nova cepa do coronavírus, muito mais agressiva e alerta que não há estrutura na rede de saúde litorânea para atendimento da população.
Padre Emerson de Azevedo mora em Matinhos, às margens da PR-508 (Alexandra-Matinhos). (Reprodução vídeo Facebook)
“Eu digo para você que está em Curitiba, fique em sua casa, deixemos para vir para a praia quando tudo melhorar. Cuidemos uns dos outros. Estamos aqui em oração, pedindo a Deus que dê força, que esta pandemia acabe. Mas precisamos também fazer a nossa parte como cristãos e cidadãos”, disse ele.
LEIA TAMBÉM:
- Inauguração de nova loja do Balaroti está no Throwback Jet Set
- Marco zero do Petit Batel, Lucca Café está de cara nova; varanda dobrou de tamanho
A partir da meia-noite desta segunda-feira (15), somente moradores de Matinhos terção acesso ao município. A decisão foi tomada pelo prefeito Zé da Ecler, em reunião com secretários municipais e vereadores da cidade. O objetivo é evitar que turistas infectados pela covid-19 possam levar a doença ao litoral.
Esse tipo de medida já tinha sido adotada dia 8 de março, quando foram montadas barreiras sanitárias na entrada do município, com objetivo de impedir que turistas circulassem pelo litoral. O risco de alerta para o coronavírus aumentou para a bandeira vermelha. Por conta do novo indicativo, a exemplo de Curitiba, Matinhos entrará em lockdown, apenas com serviços essenciais autorizados a funcionar. O único hospital preparado para receber pacientes com Covid-19, em Paranaguá, está com ocupação de 100%.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: