DESKTOP

Guaratuba decreta lockdown por 77 horas; supermercados e postos de gasolina não abrem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

blank
O novo decreto vale até às 5h de segunda-feira (22). (Foto: Arnaldo Alves/AEN)

A partir da zero hora desta sexta-feira (19), está valendo o lockdown em Guaratuba, no Litoral do Paraná. Segundo o decreto nº 23.786, podem funcionar apenas as atividades de segurança privada, prestação de serviço de transporte individual de pessoas e animais, comércio de medicamentos e insumos médico-hospitalares, atividades de autoatendimento, exclusivamente em agências bancárias. A medida vale até às 5h de segunda-feira (22). Assista abaixo ao vídeo gravado pelo prefeito Roberto Justus na terça-feira (16) explicando as razões do lockdown.

De sexta à segunda-feira estão proibidas as seguintes atividades:

• circulação de pessoas e veículos em todas as vias, exceto exclusivamente para a finalidade de aquisição de medicamentos, obtenção de atendimento ou socorro médico para pessoas ou animais;
• embarque e desembarque no terminal rodoviário;
• estabelecimentos comerciais, templos religiosos, instituições de ensino público e privado;
• supermercados, distribuidora de bebidas, postos de combustíveis, indústrias, consultórios médicos e odontológicos;
• transporte coletivo municipal;

LEIA TAMBÉM:

No caso de atendimento de urgências ou necessidades inadiáveis próprias ou de terceiros e prestação de serviços a pessoa deverá comprovar a necessidade de tal serviço ao ser abordada pela fiscalização (confira no decreto).

As barreiras restritivas na entrada da cidade e as interdições da praia e outros espaços públicos continuam vigentes.

Covid-19 em Guaratuba

A decisão foi tomada após um aumento expressivo no número de casos confirmados e mortes em decorrência da Covid-19 no município. A cidade, que possui cerca de 37,5 mil habitantes, encerrou 2020 com 1.413 casos confirmados e 34 mortes. Nesta quinta-feira (19), já eram 3.422 casos confirmados e 92 óbitos.

“Em referência aos hospitalizados, quadruplicamos em relação a 2020, temos 29 pessoas hospitalizadas, muitas aguardando um leito de UTI em um momento que todo o sistema de saúde do estado está colapsando. A última atualização do sistema estadual de saúde registra uma fila de espera por leitos especializados de 1.184 pacientes, sendo 587 por leitos de UTI e 597 por leitos de enfermaria”, diz comunicado da prefeitura de Guaratuba.

Confira aqui o decreto na íntegra

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

blank

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

blank
X