Hospital Santa Cruz lança projeto pioneiro no sul do país voltado à terceira idade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

O Programa Santa Cruz Sênior vai priorizar o atendimento personalizado para o público da terceira idade. (Foto: Divulgação)

O Hospital Santa Cruz acaba de lançar oficialmente um projeto especial chamado “Santa Cruz Sênior”, com foco no bem estar de quem já passou dos 60 anos. Pioneiro no sul do país, o trabalho presta assistência multidisciplinar e integrada à saúde dos idosos e passa a ser prioridade para a instituição.

De acordo com o responsável técnico do Hospital Santa Cruz, o atendimento será personalizado. “Esta ideia surgiu pelo ineditismo, quando observamos que não existia um programa multidisciplinar voltado para os idosos em nenhum grande hospital de Curitiba. Queremos ser os pioneiros pois é uma população que tende a ficar cada vez maior nos anos que se seguem”, explica o médico Rodrigo Fontan.

LEIA TAMBÉM:

O programa oferece uma avaliação completa em um único dia com geriatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e dentistas. A meta é agilizar e simplificar a rotina de tratamento, de maneira menos burocrática. “Temos todas as especialidades oferecidas integradas no hospital, além de laboratório de análises clínicas colhendo exames in loco e agendamento facilitado de exames de imagens, quando necessário”, afirma Fontan.

Para a médica geriatra Patrícia Westphal Marchiori, os ganhos abrangem aspectos sociais, biológicos e psicológicos de uma só vez. “É muito importante investir na saúde desta faixa etária, porque teremos retorno em qualidade de vida, dependendo da aderência de cada um, em busca de um envelhecimento saudável”, diz ela.

Busca ativa de pacientes

Neste primeiro momento entram em ação as enfermeiras navegadoras, que são as profissionais que acompanham o paciente durante todo o processo de consultas e exames, auxiliam nas etapas pelas quais o idoso terá que passar no hospital e farão a busca ativa entre as famílias, fidelizando os pacientes à instituição.

As enfermeiras navegadoras também ficam à disposição da família, caso haja qualquer emergência. Desta forma, é possível entrar em contato diretamente com a profissional e combinar uma visita ou pedir uma ambulância para levar o paciente ao hospital.

O programa já está em pleno funcionamento e para participar, o requisito básico é ter 60 anos ou mais e convênio atendido pelo hospital.  Desta maneira, o participante do projeto terá todo cuidado personalizado, levando em conta os aspectos físicos, sociais e emocionais do paciente e de sua família.

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e, desde junho de 2020, é unidade integrante da Rede D’Or São Luiz – maior rede de hospitais privados do país. Considerado um centro de alta complexidade no atendimento das áreas de oncologia, cardiologia, cirurgia geral, neurologia, ortopedia, pronto-atendimento e maternidade, oferece estrutura e equipe multidisciplinares com equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência Nível III, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Paraná.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:


Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X