Inspirada pela pandemia, equipe do maior hospital privado do Paraná compõe música e grava clipe para celebrar a vida; assista

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Funcionários do Hospital do Rocio celebram a superação da fase mais crítica da pandemia. (Foto: Divulgação/Hospital do Rocio)

O estresse vivido durante o tratamento dos milhares de pacientes com Covid-19 inspirou os funcionários do Hospital do Rocio, de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, a compor uma música para celebrar a superação da fase mais crítica da pandemia. O samba “Gente que Cuida de Gente” foi composto coletivamente pelos profissionais de saúde do maior hospital particular do Paraná e depois virou um clipe gravado nas dependências da própria instituição, com a participação de funcionários de praticamente todos os setores.

A ideia de compor e gravar a música surgiu em julho por iniciativa da capelã do hospital, Érika Checan, que é formada em Musicoterapia. Ela conta que, para aliviar a tensão dos funcionários, foram realizados encontros com música e reflexão. “Foi ali, ao ver os profissionais emocionados, que sentimos a necessidade de expressar nossos sentimentos”, diz Érika. Para isso, ela decidiu criar a música com a participação dos colaboradores do hospital, cuja letra incorpora frases e palavras ditas pelas equipes no dia a dia. A música foi lançada em agosto durante as comemorações dos sete anos da nova estrutura do Hospital do Rocio. O clipe foi gravado em novembro e lançado em dezembro.

“Queríamos criar uma identidade sonora para esse período que não fosse o de choro diante da finitude da vida, mas uma oração comunitária sobre esperança e amor ao próximo”, explica a capelã. O estilo escolhido foi o samba, sugestão dada por Jorgito, um dos produtores da música, por representar um sentimento de alegria e superação. Além disso, é uma referência a Alexandre Mariath, diretor do hospital e um dos organizadores do projeto musical, que também é percussionista. “O samba faz parte da identidade do nosso país e possui essa capacidade de expressar muitas emoções, dentre elas a felicidade, principalmente após tanta tristeza”, diz Alexandre.

O Hospital do Rocio realiza milhares de atendimentos por mês, com enfoque em procedimentos de alta e média complexidade. Com uma estrutura moderna, de 53 mil metros quadrados, o hospital possui um dos maiores números de leitos de UTI em uma mesma estrutura hospitalar no Brasil. Durante a pandemia, foi um dos principais parceiros do estado do Paraná, bem como de planos de saúde, sendo o hospital privado com maior número de leitos de UTI e enfermarias disponíveis para pacientes com Covid-19.

Cerca de 19 mil pacientes acometidos pela doença foram atendidos em 2020 e 2021, entre eles o prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi, que veio a falecer no dia 7 de janeiro deste ano, após dois meses internado. Puppi morreu sem iniciar o segundo mandato, para o qual havia sido reeleito em outubro de 2020, um mês antes de ser internado.

Confira o clipe:

(Vídeo: Divulgação/Hospital do Rocio)

LEIA TAMBÉM:

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X