Instituições pedem medidas restritivas para conter avanço da pandemia; governo vai anunciar mudanças nesta sexta

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Palácio Iguaçu
O governador Ratinho Jr. agendou o anúncio de novas medidas restritivas para hoje (26), às 11h, no Palácio Iguaçu. ( Foto: Pedro Ribas)

Em uma decisão conjunta unânime que reuniu representantes dos ministérios públicos federal, estadual e do trabalho, além das defensorias públicas da União e do Paraná, foram publicadas sugestões para conter o avanço da pandemia e redução dos internamentos que lotam os hospitais do Estado. De acordo com o texto a primeira medida diz respeito aos procedimentos cirúrgicos eletivos ambulatoriais e hospitalares. É sugerida a suspensão imediata com objetivo de evitar que faltem leitos para o tratamento dos pacientes que contraíram o novo coronavírus.

Outra restrição necessária, segundo o grupo, é a proibição de todo e qualquer evento que possa promover aglomeração de pessoas. Inclusive cultos religiosos, como o que reuniu mais de 2,5 mil participantes na Igreja Mundial do Poder de Deus na Avenida do Batel, nesta última quarta-feira (24) e que terminou com a aplicação de mais de R$ 150 mil reais em multas aplicadas.

LEIA TAMBÉM:

O atendimento nos hospitais também foi abordado como prioridade, com otimização do sistema e elaboração de um plano que evite falhas nos encaminhamentos de pacientes em situação de urgência e emergência. E para finalizar as sugestões, houve um apelo para que seja feito um esforço concentrado para aplicação prática da decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que autoriza Estados e Municípios a comprarem vacinas para acelerar o processo de imunização e solicitem posterior ressarcimento junto à União Federal.

No ofício, encaminhado nesta quinta-feira (25), as instituições expõem a preocupação com a “velocidade de propagação da Covid-19 no Estado do Paraná, cujos indicadores apresentaram aumento exponencial nas últimas semanas e apontam para um possível colapso do sistema de assistência à saúde”.

Anúncio de novas medidas restritivas

O governador Ratinho Junior convocou na noite desta quinta-feira (25) duas reuniões virtuais de emergência para discutir o cenário da pandemia da Covid-19 e novas medidas restritivas a serem apresentadas para a sociedade nesta sexta-feira (26). Uma foi com os prefeitos dos cinco maiores municípios do Paraná e a outra com todos os presidentes das associações municipais, que congregam as 399 cidades do Estado.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:


Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X