Da Redação

Em uma decisão conjunta unânime que reuniu representantes dos ministérios públicos federal, estadual e do trabalho, além das defensorias públicas da União e do Paraná, foram publicadas sugestões para conter o avanço da pandemia e redução dos internamentos que lotam os hospitais do Estado. De acordo com o texto a primeira medida diz respeito aos procedimentos cirúrgicos eletivos ambulatoriais e hospitalares. É sugerida a suspensão imediata com objetivo de evitar que faltem leitos para o tratamento dos pacientes que contraíram o novo coronavírus.
Outra restrição necessária, segundo o grupo, é a proibição de todo e qualquer evento que possa promover aglomeração de pessoas. Inclusive cultos religiosos, como o que reuniu mais de 2,5 mil participantes na Igreja Mundial do Poder de Deus na Avenida do Batel, nesta última quarta-feira (24) e que terminou com a aplicação de mais de R$ 150 mil reais em multas aplicadas.
LEIA TAMBÉM:
- Paraná registra mais de 500 denúncias de fura-filas da vacina
- Curitiba fecha parques e adota restrições de estacionamento aos domingos
O atendimento nos hospitais também foi abordado como prioridade, com otimização do sistema e elaboração de um plano que evite falhas nos encaminhamentos de pacientes em situação de urgência e emergência. E para finalizar as sugestões, houve um apelo para que seja feito um esforço concentrado para aplicação prática da decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que autoriza Estados e Municípios a comprarem vacinas para acelerar o processo de imunização e solicitem posterior ressarcimento junto à União Federal.
No ofício, encaminhado nesta quinta-feira (25), as instituições expõem a preocupação com a “velocidade de propagação da Covid-19 no Estado do Paraná, cujos indicadores apresentaram aumento exponencial nas últimas semanas e apontam para um possível colapso do sistema de assistência à saúde”.
Anúncio de novas medidas restritivas
O governador Ratinho Junior convocou na noite desta quinta-feira (25) duas reuniões virtuais de emergência para discutir o cenário da pandemia da Covid-19 e novas medidas restritivas a serem apresentadas para a sociedade nesta sexta-feira (26). Uma foi com os prefeitos dos cinco maiores municípios do Paraná e a outra com todos os presidentes das associações municipais, que congregam as 399 cidades do Estado.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: