Joiarte Curitiba retorna com edição de Natal presencial e marcas inéditas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Entre os dias 9 e 11 de dezembro, será realizado no Design Center, em Curitiba, o Joiarte – Movimento de Joias Contemporâneas -, iniciativa que reúne e fomenta o segmento de acessórios. A feira seguirá medidas de segurança e trará muitas novidades em joias contemporâneas para os visitantes. A idealizadora do evento e designer da marca homônima, Tatiana Gravina, conta que em 2020 aconteceu uma pop-up store de fim de ano e em maio de 2021 uma edição virtual e agora, enfim, o tão esperado e tradicional evento presencial.

O movimento, que reúne os mais renomados designers de joias autorais paranaenses e convidados de outros estados como Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, é responsável por colocar em destaque o trabalho de ourives, artesãos e criadores de variadas formações. Verdadeiros artistas que construíram suas marcas embasados na criatividade, na originalidade e na produção em pequena escala.

Outra característica dos participantes da feira é explorar os mais variados materiais, além do ouro e da prata, cerâmica plástica, porcelana, cobre, flores desidratadas, tecido, couro, madeira; incrementados com gemas brutas ou lapidadas, pérolas e cristais. “Extrair a potência transformadora dos diversos materiais é uma das características do que chamamos de joias contemporâneas”, explica Tatiana Gravina.

Apresentar a evolução e a renovação do setor de joias contemporâneas autorais segue sendo a proposta principal do evento. Nesta edição, o Joiarte conta com novas coleções de joias das marcas que ajudaram a fundar o movimento, como Tatiana Gravina, VLuxo, Rodrigo Alarcón, Luciá Consalter Joias e ainda Renata Romanó Joias, LiMerxi Art, Poesya e Marcelo Novaes Joias. A edição também recebe pela primeira vez As Joias da Rainha, Claudia Fantinati Joias, Perri Joias, Fabiana Zerbinatto Joias, Levitá Joias e Atelier Alberta.

Os designers

As Joias da Rainha

A publicitária Thania Gomide Lino começou a expressar sua arte joalheira em 2010, mas desde muito cedo já inventava peças misturando as joias da família. Estudou na Escola de Joalheiros em Campinas e com Antonio Moreno, em São Paulo. No Chile, encontrou na joalheria contemporânea sua melhor forma de expressão. Suas criações combinam cores, texturas e pedras. Thania põe a mão na massa, mistura técnicas, cria e ressignifica materiais inusitados, como em sua última coleção, a qual explora o jeans.  

Claudia Fantinati Joias

Cláudia Fantinati entrou no mundo da ourivesaria em 2014 e desde então segue fascinada pelo processo criativo de joias exclusivas. Suas peças têm características singulares que evidenciam cuidado com o acabamento e conforto. A joalheira aprendeu a técnica da filigrana no Porto, em Portugal, e “traforo fiorentino”, em Firenze, na Itália. Em sua passagem por Havana (Cuba), conheceu ateliês de artistas locais, desenvolvendo um rico intercâmbio.

Atelier Alberta

A artista visual e designer Paula Zuchetto sempre teve o desejo de criar objetos artísticos para serem incorporados ao cotidiano. A partir disso, lançou a primeira coleção do Atelier Alberta em 2016, tendo a cerâmica como protagonista.  Com o propósito de criar com calma e respeitar o ritmo artesanal, faz produção em pequena escala, prezando o fazer manual. Suas peças gestuais e abstratas, que evidenciam o processo e os materiais, resultam em um trabalho singular, feito para quem gosta de design autoral e único.

Perri Joias

A idealizadora da marca, Karina Perri, é artista visual, graduada da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Após transitar pela pintura, escultura e gravura, encontrou nas joias mais uma possibilidade de expressão plástica. Decidiu utilizar técnicas da ourivesaria, prata como matéria-prima, além de materiais sustentáveis como flores e pérolas para confecção das peças. Desenvolveu sua primeira coleção após conhecer a arte japonesa Oshibana, com flores e folhas desidratadas. Levou para as joias a delicadeza e toda simbologia que as flores carregam, criando assim mini jardins circulares. Joias únicas que se tornam especiais na vida de quem as usa.

Renata Romanó

A joalheira Renata Romanó começou sua jornada profissional na Itália, onde se formou design de carros pela Università Degli Studi di Firenze e trabalhou na Secretaria de Moda. De volta ao Brasil, começou a produzir acessórios artesanais até evoluir para a joalheria. Hoje, possui sua própria marca, com exposições em Luxemburgo e na Bélgica. Em 2022, embarca para a Itália para a Semana de Joias de Milão. Em seu trabalho utiliza ouro, prata e pedras naturais. Sua maior inspiração são ícones da arquitetura como Le Corbusier, a escola Bauhaus e as peças geométricas fortes da clássica Cartier. 

Poesya

A Poesya nasceu de um sonho antigo, das irmãs Estela Zanforlin – especializada em miniaturas – e Eloisa Bastos – designer gráfica e artista plástica – de produzir acessórios com design minimalista e poético. São peças leves, para o dia a dia, banhadas a ouro 18K, ródio ou prata, sem níquel, minimizando assim, possíveis efeitos alérgicos conforme a recomendação internacional. Poesya é feita com muito amor e atenção em cada detalhe.

VLuxo

A VLuxo é um negócio social que há 6 anos cria e produz joias contemporâneas com design para todos os que desejam vestir de forma consciente. Chris Arcega, designer e fundadora da marca, buscou resgatar a técnica de tear de pregos, criando modelagens com fios, cordões e cristais. A marca promove a transformação na vida de mulheres em situação de vulnerabilidade, através do resgate da arte manual, geração de renda e orientação para seu protagonismo na sociedade.

Luciá Consalter Joias

A artista Luciá Consalter cria peças incomuns, atemporais e exóticas expressam seu imaginário criativo em anéis escultóricos, brincos e colares. As joias são em prata, cobre, pedras e pérolas. O fogo é fundamental para conclusão dos itens, assim como as ferramentas. Luciá promove uma eterna busca pela leveza, volume, movimento e som, antevendo como cada peça irá ao encontro do corpo de cada mulher.

LiMerxi Art

As peças LiMerxi art são produzidas e assinadas pela publicitária, artista visual e designer Lisiani Serea. São peças contemporâneas, norteadas pela arte e com um diversificado mix de técnicas da ourivesaria sob prata 950, da arte têxtil com bordaduras livres e até das artes plásticas e visuais. As joias são frutos de um processo emocional carregado de energia, do fazer slow – made with love and care, onde o tempo de produção de cada peça é o que garante a personalidade única dos detalhes meticulosamente pensados e executados pelas mãos da artista.

Fabiana Zerbinatto

Formada em design de produto pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fabiana Zerbinatto teve seu primeiro contato com as joais em 2013 em um atelier na Vila Madalena. A marca própria foi criada em 2016 com o intuito de explorar a diversidade, com acessórios delicados, simples e cheios de personalidade. Seu primeiro anel foi o tsuru, que resultou de uma brincadeira de dobras no papel. O maçarico, a forja, a serra, entre outras tantas ferramentas permitem a criação de verdadeiras obras de arte em miniatura.

Tatiana Gravina

Tatiana Gravina cria joias moldadas em cerâmica plástica especialmente para quem aprecia arte, design e inovação. Com seus braceletes, foi selecionada para a Milan Jewelry Week e em dezembro irá participar da Exposição Portfólio, na Art Lab Gallery, em São Paulo. A designer confeccionou as joias da collab Coleção 4 Estações, idealizada pela artista plástica Kalissa Pequito, tendo como parceira a produtora de moda, styling e criadora do Clube Lupa, Fernanda Paludo. Tatiana Gravina é idealizadora e coordenadora do Joiarte Curitiba – Movimento de Joias Contemporâneas.

Rodrigo Alarcón

O designer Rodrigo Alarcón representa como ninguém o conceito de ateliê com produção original e atemporal. Suas peças mostram como o design é capaz de transformar materiais como ossos, chifres, madeira de demolição e moedas, associadas à prata, ouro e diamante em joias preciosas. Ao longo dos anos, ao lado de seu irmão Marcelo, o joalheiro Rodrigo Alarcón conseguiu imprimir uma marca sólida e antenada aos conceitos contemporâneos de sustentabilidade e valorização à nossa história e à nossa origem. 

Marcelo Novaes Joias

Depois de 25 anos numa das joalherias mais renomadas do mundo, Marcelo dedicou-se desde 2016 a criar joias especializadas para o público masculino. Além de peças autorais, que aliam qualidade de materiais e execução de alta joalheria, oferece com diferencial assessoria de estilo joalheiro. Desta forma, ajuda o homem contemporâneo a reforçar o seu estilo e fortalecer a confiança com joias com design exclusivo. Inspiradas em viagens, arquitetura, natureza e antigas civilizações, as joias traduzem uma linguagem que destaca a autoestima e o autoconhecimento através da arte milenar da joalheria. Materias como ouro 18 kt, prata 925, diamante negro, pedras preciosas e madeiras nobres brasileiras transformam-se em mensagens de personalidade e crenças para homens que acreditam no masculino muito além da força. 

Levitá

A paixão da designer Raquel Moro pelas joias vem da infância; aos 13 montou sua primeira peça de pedras coloridas. Aos 19 anos foi na primeira feira de bijuterias no Centro de Exposição Frei Caneca, em São Paulo. Nesta viagem, conheceu a icônica 25 de Março e a partir daí passou a criar, montar e vender. Na mesma época, um curso de ourives a despertou ainda mais para a criação, seguido da experiência acadêmica na Faculdade de Artes Visuais. Mas foi um curso de design de joias em Belo Horizonte que pavimentou o caminho para sua marca. A Levitá oferece joias exclusivas em ouro, prata, pedras brasileiras, diamantes e zircônias.

LEIA TAMBÉM:

Serviço:
Joiarte – 9ª edição 
Data: 9 a 11 de dezembro (quinta à sábado), das 10 às 19 horas 
Local: Design Center – Av. Batel, 1750 – Curitiba designcentercuritiba.com.br
Entrada gratuita | Estacionamento facilitado no local
Contato: @joiarteCuritiba | fb.me/joiartecuritiba | [email protected] | 41 99990.0079 (Tatiana Gravina)

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

1 comentário em “Joiarte Curitiba retorna com edição de Natal presencial e marcas inéditas”

  1. Pingback: Joiarte Curitiba retoma com edição de Natal presencial e marcas inéditas -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X