Jornalista e escritor Fernando Morais fala sobre fake news e jornalismo nos dias atuais em evento em Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Jornalista Fernando Morais: 2 milhões de livros vendidos em mais de 30 países (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (29), às 19h, o jornalista e escritor Fernando Morais estará em Curitiba para a penúltima conferência do evento literário Diálogos Contemporâneos. Com o tema “Guerras Culturais – Corações e Mentes em Tempos de Fake News, Negacionismo e Pós-verdade”, o jornalista vai falar sobre o futuro e o jornalismo nos dias atuais, as mudanças na formação e atuação dos jornalistas, redes sociais, extremismo político e o vínculo entre jornalismo e literatura.

Autor dos clássicos Chatô: O Rei do Brasil, Olga, A Ilha e Corações Sujos, Morais vendeu 2 milhões de livros em mais de 30 países e neste mês lançou a primeira parte da biografia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Lula, Volume 1. 

Sobre o combate às fake news, o jornalista é claro. “É muito fácil combater, basta criminalizar. Há uma dificuldade com o WhatsApp, baseado na criptografia, um sistema para proteger teoricamente o usuário, mas que cria problemas graves. Por conta disso muitos crimes são cometidos. É preciso distinguir a diferença entre garantir o sigilo de sua fonte como jornalista e garantir o sigilo de um criminoso. É um problema mais técnico do que jurídico”, afirma.

A última conferência do evento será nesta terça-feira (30), com Mary Del Priore. Ela fecha a série com o tema “A Construção da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira”, também às 19h. Mary vai falar sobre o futuro e o jornalismo nos dias atuais, as mudanças na formação e atuação dos jornalistas, redes sociais, extremismo político e o vínculo entre jornalismo e literatura.

Diálogos Contemporâneos

Com produção local de Aurea Leminski e Manoela Leão e direção geral de Nilson Rodrigues, o evento literário é uma série com dez conferências realizadas no Espaço Cultural Capela Santa Maria. Dez escritores e jornalistas brasileiros fizeram parte da jornada na cidade, iniciada no dia 18 de outubro. Com temas variados, participaram também do projeto Elisa Lucinda, Xico Sá, Fabrício Carpinejar, Sérgio Vaz, Renato Janine Ribeiro, Ignácio de Loyola Brandão, Mário Prata e Tereza Cruvinel.

LEIA TAMBÉM:

Serviço:

Diálogos Contemporâneos

Data: segunda-feira (29), às 19h, com Fernando Morais.

Terça-feira (30), às 19h, Mary Del Priore

Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273)

Entrada grátis

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X