DESKTOP

Jornalista Luiz Geraldo Mazza completa 90 anos mais ativo do que nunca

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

blank
O jornalista Luiz Geraldo Mazza, que está completando 90 anos de idade nesta quarta-feira (10). (Foto: Divulgação)
blank
blank
Luiz Geraldo Mazza e o jornalista José Wille formaram dupla durante 18 anos na rádio CBN Curitiba. (Foto: Divulgação)
blank
blank
Em sua posse na cadeira número 20 da Academia Paranaense de Letras, em 1988, sendo cumprimentado pela poeta Helena Kolody. (Foto: Divulgação)
blank
blank
Em 72 anos de carreira, Mazza atuou em 29 veículos de imprensa. (Foto: Divulgação)
blank
blank
Luiz Geraldo Mazza em uma das muitas redações pelas quais passou em sua carreira. (Foto: Divulgação)
blank

O jornalista Luiz Geraldo Mazza está completando 90 anos nesta quarta-feira (10). Nascido em Paranaguá, se mudou com a família para Curitiba aos 9 anos. Formado em Direito pela UFPR, foi no jornalismo que desenvolveu uma bem sucedida e reconhecida carreira, tornando-se referência do jornalismo paranaense, onde atua há 72 anos. Mazza atuou em todas as mídias, somando 29 veículos de imprensa entre jornal (nos históricos Diário do Paraná, Última Hora e Gazeta do Povo), rádio, televisão, revista e agora na internet, com seu canal no Youtube, onde comenta o cotidiano da política e da economia paranaense e brasileira com sua conhecida verve e análises acuradas. Ele também faz parte da Academia Paranaense de Letras (onde ocupa a cadeira número 20 desde 1988), já que escreveu o equivalente a centenas de livros sobre os mais variados temas em todas essas décadas de carreira.

Para homenageá-lo, vários colegas – entre os quais Reinaldo Bessa – gravaram depoimentos em vídeo a pedido de Luiz Geraldo Mazza Neto, também jornalista. Entre eles, José Wille, que dividiu o microfone da rádio CBN Curitiba com Mazza durante 18 anos; Nilson Monteiro, seu colega de academia; Malu Mazza, repórter da Globo em São Paulo e sua prima; Zé Beto; Monica Santana, secretária da Comunicação Social de Curitiba; Lorena Klenk; Pedro Ribeiro; Walter Schmidt e Miriam Karam, que está produzindo um documentário sobre ele. A maioria trabalhou com Mazza na Folha de Londrina, onde ele mantém uma coluna até hoje.

Homenagem de Ratinho Jr.

O governador Ratinho Jr. recebeu o jornalista nesta quarta-feira, no Palácio Iguaçu, para lhe prestar homenagem pelos mais de 70 anos dedicados à profissão. Mazza foi presenteado com uma obra da artista plástica Marta Xavier. Ele e Ratinho relembraram antigos governadores paranaenses, principalmente Ney Braga, citado por Mazza como um dos mais importantes gestores do estado.

LEIA TAMBÉM:

Em entrevista ao jornalista Eduardo Aguiar, Luiz Geraldo Mazza analisa o atual momento do jornalismo, o futuro do Brasil, o segredo para manter um casamento por 65 anos, entre outros assuntos. Assista.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

3 comentários em “Jornalista Luiz Geraldo Mazza completa 90 anos mais ativo do que nunca”

  1. blank
    Rogerio Júlio cavanha

    Luis Geraldo Mazda eh o cara , saudade dos comentários dele e do José Ville no CBN Curitiba era muito bommmm.

    Viva mais 100 anos Mazza . Um grande abraço mázal tov .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X