Jornalista Luiz Geraldo Mazza completa 90 anos mais ativo do que nunca

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

O jornalista Luiz Geraldo Mazza, que está completando 90 anos de idade nesta quarta-feira (10). (Foto: Divulgação)
Luiz Geraldo Mazza e o jornalista José Wille formaram dupla durante 18 anos na rádio CBN Curitiba. (Foto: Divulgação)
Em sua posse na cadeira número 20 da Academia Paranaense de Letras, em 1988, sendo cumprimentado pela poeta Helena Kolody. (Foto: Divulgação)
Em 72 anos de carreira, Mazza atuou em 29 veículos de imprensa. (Foto: Divulgação)
Luiz Geraldo Mazza em uma das muitas redações pelas quais passou em sua carreira. (Foto: Divulgação)

O jornalista Luiz Geraldo Mazza está completando 90 anos nesta quarta-feira (10). Nascido em Paranaguá, se mudou com a família para Curitiba aos 9 anos. Formado em Direito pela UFPR, foi no jornalismo que desenvolveu uma bem sucedida e reconhecida carreira, tornando-se referência do jornalismo paranaense, onde atua há 72 anos. Mazza atuou em todas as mídias, somando 29 veículos de imprensa entre jornal (nos históricos Diário do Paraná, Última Hora e Gazeta do Povo), rádio, televisão, revista e agora na internet, com seu canal no Youtube, onde comenta o cotidiano da política e da economia paranaense e brasileira com sua conhecida verve e análises acuradas. Ele também faz parte da Academia Paranaense de Letras (onde ocupa a cadeira número 20 desde 1988), já que escreveu o equivalente a centenas de livros sobre os mais variados temas em todas essas décadas de carreira.

Para homenageá-lo, vários colegas – entre os quais Reinaldo Bessa – gravaram depoimentos em vídeo a pedido de Luiz Geraldo Mazza Neto, também jornalista. Entre eles, José Wille, que dividiu o microfone da rádio CBN Curitiba com Mazza durante 18 anos; Nilson Monteiro, seu colega de academia; Malu Mazza, repórter da Globo em São Paulo e sua prima; Zé Beto; Monica Santana, secretária da Comunicação Social de Curitiba; Lorena Klenk; Pedro Ribeiro; Walter Schmidt e Miriam Karam, que está produzindo um documentário sobre ele. A maioria trabalhou com Mazza na Folha de Londrina, onde ele mantém uma coluna até hoje.

Homenagem de Ratinho Jr.

O governador Ratinho Jr. recebeu o jornalista nesta quarta-feira, no Palácio Iguaçu, para lhe prestar homenagem pelos mais de 70 anos dedicados à profissão. Mazza foi presenteado com uma obra da artista plástica Marta Xavier. Ele e Ratinho relembraram antigos governadores paranaenses, principalmente Ney Braga, citado por Mazza como um dos mais importantes gestores do estado.

LEIA TAMBÉM:

Em entrevista ao jornalista Eduardo Aguiar, Luiz Geraldo Mazza analisa o atual momento do jornalismo, o futuro do Brasil, o segredo para manter um casamento por 65 anos, entre outros assuntos. Assista.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

3 comentários em “Jornalista Luiz Geraldo Mazza completa 90 anos mais ativo do que nunca”

  1. Rogerio Júlio cavanha

    Luis Geraldo Mazda eh o cara , saudade dos comentários dele e do José Ville no CBN Curitiba era muito bommmm.

    Viva mais 100 anos Mazza . Um grande abraço mázal tov .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X