Linhas derivadas do porco Moura são lançadas em Curitiba com badalado jantar prestigiado por estrelas da gastronomia local

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

[masterslider id=”411″]

Um jantar nesta terça-feira (26), na churrascaria KF Grill, marcou o lançamento das duas primeiras linhas de produtos da Casa Gralha Azul Alimento com Bem-Estar de Origem, que tem no comando o empresário curitibano Felipe Nicolau Soifer, de 32 anos. Criada em janeiro deste ano, a marca apresentou a O’kuré e a Mouroc, ambas de corte de porco Moura, criados ao ar livre em uma chácara de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, onde fica a sede da empresa. Os animais, de pelagem escura, se alimentam basicamente de milho, abóbora e plantas nativas e são abatidos após dez meses em média. O jantar contou com a presença de vários convidados, entre eles os premiados chefes de cozinha Celso Freire e Lênin Palhano. As duas linhas já estão à venda na KF Carnes.

Segundo Felipe Sofer, a Casa Gralha Azul é uma produtora de alimentos que opera no modelo campo-mesa, ou seja, produz, desenvolve e transforma a matéria-prima em produto para o varejo. As linhas lançadas se diferenciam apenas pelo tempo de vida dos animais. O porco Moura é descendente direto dos porcos ibéricos trazidos por jesuítas nas missões religiosas no Centro-Sul do Brasil. Historicamente, a raça se desenvolveu sendo criada solta e alimentada com pinhão e frutas da floresta, além do milho dado pelos tropeiros nos três estados do Sul.

Mesmo encontrado em número razoável em toda a Região Sul do Brasil, a raça correu risco de extinção por muito tempo. “Nós apoiamos desde 2015 os movimentos de resgate do Moura que encontramos no Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul”, explica Soifer. Em sua propriedade, os animais são criados como os antepassados faziam. O manejo é feito com os porcos livres no pasto. Eles comem ração só na fase inicial. “O resultado é uma carne macia, marmoreada e com sabor peculiar, além de garantia de rastreabilidade”, salienta o empresário.

A linha O’kuré é o produto Grand Reserva da Casa Gralha Azul, resultado de um animal com ciclo produtivo de até 12 meses, chegando a alcançar 120 quilos em média. Já o animal da linha Mouroc tem um ciclo produtivo de 9 meses.

Veja Também

3 comentários em “Linhas derivadas do porco Moura são lançadas em Curitiba com badalado jantar prestigiado por estrelas da gastronomia local”

  1. Avatar

    Oh my goodness! an amazing article dude. Thank you However I am experiencing issue with ur rss . Don?t know why Unable to subscribe to it. Is there anyone getting identical rss problem? Anyone who knows kindly respond. Thnkx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X