Livro conta a história do festival de cinema que movimentou Curitiba na década de 60

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

O Livro “Tribunascope: de Calçada da Fama à Guia da Calçada faz um registro inédito do Festival Internacional de Cinema Tribunascope de Ouro, realizado no final dos anos 1950, em Curitiba. (Foto: Divulgação)

O Festival Internacional de Cinema Tribunascope de Ouro, realizado no final dos anos 1950 e começo de 1960, em Curitiba, ganha um registro inédito com o lançamento do livro “Tribunascope: de Calçada da Fama à Guia da Calçada; memórias de um festival internacional de cinema”. Os historiadores Maria Christina Baptista Pinto e Vidal Antônio de Azevedo Costa reuniram nas 176 páginas do livro o levantamento de relatos e fotos do festival, que trouxe à cidade artistas nacionais e astros de Hollywood na primeira metade dos anos sessenta.

A obra é o 16º volume da coleção “A Capital” e fruto de um trabalho de conclusão da graduação dos autores, que nos anos 1990 cursavam História na Universidade Federal do Paraná. Depois, eles se dedicaram a outros projetos e, após mais de 30 anos, tiveram a ideia de retomar o tema. Assim o livro tomou forma e hoje é um documento da história do cinema.

A obra é fruto de um trabalho de conclusão da graduação dos autores em História na Universidade Federal do Paraná. (Foto: Divulgação)

O festival acontecia em Curitiba, nos extintos Cine Ópera e Vitória. Em suas últimas edições, contou com a presença de astros de primeira grandeza de Hollywood que prestigiaram o evento no auge da fama, como os atores Anthony Perkins e Janet Leigh, do filme Psicose, de Alfred Hitchcock, em um mix de estrelas nacionais e internacionais. Além da exibição de filmes e da premiação, o Tribunascope tinha uma glamourosa Calçada da Fama, na Rua Barão do Rio Branco, na qual os artistas deixavam suas assinaturas ou as mãos impressas em cimento como recordação.

“A Calçada da Fama do Tribunascope é parte da história do Brasil e está sob a guarda da Unespar, que administra o prédio do antigo Cine Vitória, de onde foi retirada nos anos 1990. Durante anos a Calçada esteve ao lado do Teatro Guaíra, à disposição do público, e hoje o acesso ainda é restrito até o monumento ser recuperado”, diz Vidal Antônio.

O festival contou com a presença de astros de Hollywood como Anthony Perkins e Janet Leigh (ambos à direita na foto), do filme Psicose, de Alfred Hitchcock, entre outros. (Foto: Divulgação)

LEIA TAMBÉM:

Serviço:
“Tribunascope: de Calçada da Fama à Guia da Calçada; memórias de um festival internacional de cinema” estará à venda a partir do dia 11 de dezembro, data do lançamento, pelo site da Factum https://www.factumhistoria.com.br/loja/, e pela livraria do Sesc Paço da Liberdade de Curitiba.
O lançamento oficial do livro será no dia 11 de dezembro, das 14h30 às 17h, no Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189, Centro). Telefone (41) 3234-4200. Para mais informações, acesse http://tribunascope.wordpress.com/.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X