Livro que será lançado em Curitiba resgata receitas das mães das sete autoras

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Quem não lembra com saudades de um aroma vindo da cozinha, na casa de infância? De uma receita que nem precisa ser especial, mas que hoje remete a momentos que ficaram para sempre na lembrança? Foi pensando nisso que um grupo de amigas resolveu resgatar essas memórias no livro “Receitas das nossas mães – Crônicas de cozinhas e afetos”. O trabalho reúne receitas de mães, tias e avós que trazem personagens e cenários de diferentes épocas da vida de cada uma das autoras, formando um mosaico de pequenas histórias cheias de sabores e aromas.

São sete participantes – jornalistas, educadoras e teatrólogas. De Curitiba, participa Solange Straube Stecz, coordenadora do Laboratório de Cinema e Educação da Unespar. As outras participantes são as jornalistas Antoninha Santiago, Beth Karam (também organizadora) e Monique Vandresen, de Florianópolis, e Dinah Lopes, do Espírito Santo. De Florianópolis, também participam a educadora infantil Katia Bortoluzzi e a dramaturga, poeta, atriz e diretora de teatro Carmen Fossari, que faleceram entre a concepção e a edição final do livro, mas deixaram prontos os textos e as fotos que integram a obra. Assim, a conclusão deste projeto conjunto é também uma homenagem às duas amigas.

Cada uma ficou livre para escrever o que queria e do jeito que queria. Assim, o livro inclui textos memorialistas que levam por vezes a assuntos diversos, a outras receitas que não exclusivamente da família, mas do universo culinário e afetivo das autoras; crônicas breves; relatos mais longos de histórias de preparos de iguarias que fizeram ou fazem sucesso em encontros festivos em torno de uma mesa.

LEIA TAMBÉM:

Ao longo das quase 140 páginas, no conteúdo e na concepção gráfica, a cargo de Eduardo Faria/Officio, o livro é uma colcha de retalhos de memórias, um scrapbook de recortes de imagens fotográficas e histórias narradas. A edição, que está sendo lançada na forma impressa e em e-book pela editora Mondrongo, também reserva algumas páginas para que o leitor coloque os seus próprios recortes de memórias e receitas culinárias.

Serviço:
Lançamento: “Receitas das nossas mães – crônicas de cozinhas e afetos”
Data: 7 de outubro, a partir das 18h30, no Sal’ss Gastronomia (Rua Brasílio Itiberê, 4.071)
Para adquirir o livro:
Editora Mondrongo (impresso e e-book): www.editoramondrongo.com.br
Livrarias Catarinense/Livrarias Curitiba (na loja ou pela internet)
Livraria Letraria (na loja ou pela internet)

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X