Livro sobre o rock de Curitiba ganha nova tiragem; sessão de autógrafos será no Distrito 1340

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

O livro “Uma Fina Camada de Gelo: O Rock Autoral e a Alma Arredia de Curitiba”, de Eduardo Mercer. (Fotos: Divulgação)
O autor, escritor, poeta e advogado Eduardo Mercer.

Após dois anos de seu lançamento, o livro “Uma Fina Camada de Gelo: O Rock Autoral e a Alma Arredia de Curitiba”, que relata o cenário do rock em Curitiba, vai ganhar uma nova tiragem. Para marcar este retorno, será realizado um evento nesta quinta-feira (28) no bar Distrito 1340, espaço roqueiro de destaque da cidade. A partir das 18h, o autor, o escritor, poeta e advogado Eduardo Mercer (que nos anos 1990 integrou as bandas O Grande Problema, Alley Blues e Graoara), fará uma sessão de autógrafos de exemplares da obra, que estará à venda no local no dia. Às 22h, a banda Black Maria fará um show com músicas de seu repertório autoral e a presença de convidados especiais envolvidos na publicação: o próprio Eduardo Mercer e Fabiano Neves, produtor executivo do livro e integrante da banda Sr. Banana, que depois de dois anos está de volta e assinou com a gravadora Sony Music.

Seattle brasileira

A fama de uma das cidades mais roqueiras do Brasil durante os anos 1990 chegou a render a Curitiba o título de “Seattle brasileira” pela mídia nacional. O livro relata essa efervescência e também suas origens, nos anos 1970, com bandas como Blindagem, A Chave e Contrabanda e o poeta e letrista Paulo Leminski, até 1996, quando a capital paranaense teve um de seus melhores panoramas musicais.

Segundo Fabiano Neves, o livro é um evento histórico e atemporal, que relata com detalhes um período da cultura curitibana e paranaense. “Era uma luta por espaço baseada em muito estudo, trabalho, política e estratégia, além de muita confusão, festas, noitadas e sonzeira”, completa. Durante a noite, nos telões do Distrito 1340, será exibido o documentário de mesmo nome do livro, dirigido por Vinicius Tchê Ferreira, sobre a cena curitibana.

Lançado no final de 2017, “Uma Fina Camada de Gelo: O Rock Autoral e a Alma Arredia de Curitiba” saiu com tiragem inicial de 1.000 exemplares, que se esgotou das prateleiras há mais de três meses, o que motivou a nova impressão. Em suas 558 páginas, o livro vai além de aspectos musicais, buscando analisar características sociais e históricas do próprio curitibano, como um modo de encontrar uma explicação para o fato da cidade não ter projetado um artista de sucesso nacional nos anos 1990, apesar das grandes expectativas – vindas, muitas vezes, da própria imprensa de São Paulo e Rio de Janeiro, que apostava muito nos artistas de Curitiba.

Polêmica para a posteridade

Além de pessoas de Curitiba envolvidas na cena, o livro traz uma das últimas entrevistas com o produtor musical Carlos Eduardo Miranda, falecido em março de 2018 e conhecido por revelar nacionalmente bandas como Raimundos, Skank, entre tantas outras. Ele trabalhou com artistas curitibanos e conhecia a cena musical local a fundo, contribuindo com uma visão de fora em sua entrevista, em que não poupa críticas, apontando motivos internos que ele julgou serem responsáveis pela cena roqueira da cidade não ter a projeção esperada.

Serviço:
Lançamento da segunda tiragem do livro “Uma Fina Camada de Gelo: O Rock Autoral e a Alma Arredia de Curitiba”
Noite de autógrafos com o autor Eduardo Mercer e show com a banda Black Maria e convidados
Data: 28/11 (quinta-feira)
Horário: a partir das 18h
Local: Distrito 1340 (Rua Major Heitor Guimarães, 1130 –
Campina do Siqueira)
Entrada franca
Telefone: (41) 3049-5701

Veja Também

3 comentários em “Livro sobre o rock de Curitiba ganha nova tiragem; sessão de autógrafos será no Distrito 1340”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X