DESKTOP

Memorial em homenagem a João Turin será inaugurado simbolicamente no sábado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

blank
A escultura Marumbi ocupará lugar de destaque no Memorial Paranista. (Foto: Divulgação/Daniel Castellano-SMCS)

As obras do Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, ganharam na manhã desta quarta-feira (16) a escultura “Marumbi”, a maior entre as 12 peças do artista paranaense João Turin que vão compor o Jardim das Esculturas do novo espaço. A instalação foi acompanhada pelo prefeito Rafael Greca. No sábado ele fará a entrega simbólica do novo memorial, que faz parte de um grande projeto de revitalização do Parque São Lourenço e do Centro de Criatividade de Curitiba.

A escultura, cujo nome homenageia o Pico Marumbi, em Morretes, terra natal de Turin, mostra duas onças disputando o domínio do território. O Jardim das Esculturas e o complexo cultural – com teatro, galeria de arte, ateliês de escultura e cerâmica, biblioteca, memorial dos fundadores da Escola de Belas Artes do Paraná e capela às vítimas de Covid-19, com a Pietá de João Turin – terá suas obras completamente concluídas até 29 de março de 2021, no aniversário de 328 anos de Curitiba.

O prefeito escolheu a data de 19 de dezembro para fazer a entrega simbólica do Memorial Paranista por ser o aniversário de 167 anos da emancipação política do Paraná. “Esse é o primeiro dos eventos que o Paraná prepara para celebrar os 200 anos da independência do Brasil em 2022”, disse Greca. O Jardim das Esculturas, que será entregue nesta primeira etapa, é decorado com elementos paranistas e fontes de água. Nele estarão expostas 12 esculturas de grandes proporções do acervo de João Turin, adquiridas pelo município. Todas as peças são feitas de bronze. A “Marumbi” é a maior delas, com 3 metros de altura, quase 3 de largura, 1 metro de profundidade e aproximadamente 700 kg.

LEIA TAMBÉM:

blank
Rafael Greca acompanhou de perto a instalação da escultura Marumbi. (Foto: Divulgação/Daniel Castellano-SMCS)

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

blank

1 comentário em “Memorial em homenagem a João Turin será inaugurado simbolicamente no sábado”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

blank
X