Mia Cara Curitiba começa na segunda-feira em versão online

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

O concerto lírico com o tenor Vitorio Scarpi e as sopranos Ana Paula Machado e Ornella de Lucca terá duração de uma hora. (Foto: Brunno Covello)

Com o tema Viva a Itália em sua Casa, o Festival Mia Cara retorna após uma pausa em 2020 devido à pandemia do coronavírus. Com duas semanas de duração, a nona edição do evento reserva uma rica programação cultural, mostras de cinema, ópera, concurso de gastronomia, apresentações musicais, ações de turismo e uma grande homenagem aos 700 anos de morte do escritor Dante Alighieri. 

O evento acontece com apoio da Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura até 6 de junho. O acesso à programação completa e aos conteúdos pode ser feito pelo portal miacara.com.br

As atrações culturais serão em homenagem aos 700 anos de morte do escritor Dante Alighieri. (Foto: Brunno Covello)

Na abertura do Mia Cara 2021, na próxima segunda-feira (24), o público poderá acompanhar pelas redes sociais do evento o concerto lírico com o tenor Vitorio Scarpi, as sopranos Ana Paula Machado e Ornella de Lucca e o pianista Alexsander Ribeiro de Lara. Em entrevista para o portal, Scarpi falou sobre a apresentação. “O concerto de abertura do Mia Cara Curitiba 2021 é um tributo às óperas mais famosas italianas, com destaque especial à obra “Gianni Schicchi” de Giacomo Puccini, que tem sua trama baseada na obra “Divina Comédia”, de Dante Alighieri”, explica.

Segundo ele, as peças escolhidas contam uma história que circunda as diversas formas de amor. “A paixão, o amor não correspondido, o amor platônico, o amor a si próprio, o amor pela pátria e também o amor puro e verdadeiro estão representados. Dentre as peças do programa estão contempladas óperas de compositores como, Verdi, Puccini e Giordano. Um recital muito especial com um produção magnífica”, garante Vitorio Scarpi.

O cinema italiano também terá espaço, a partir do dia 27 de maio, com a exibição de Sacco e Vanzetti (1972), filme do diretor Giuliano Montaldo. A Mostra de Cinema segue com a exibição gratuita, na plataforma do Cine Passeio, de produções clássicas de Federico Fellini, Ettore Scola, Enrico Maria Salerno, Mateo Zoni e uma grande homenagem ao maestro Ennio Morricone com direção de Giovanni Morricone no dia 2 de junho. A curadoria é de Antonio Cava.

A partir do dia 3 de junho, com curadoria de Marden Machado, serão exibidos filmes da recente produção cinematográfica italiana. No dia 30 de maio acontece o recital de violino e cravo com o violinista e spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) Emmanuele Baldini e o cravista Fernando Cordella.

As cores da Itália estarão em vários pontos da cidade durante a realização do evento. (Foto: Brunno Covello)

Para o encerramento do Mia Cara, a cantora italiana Carla Cocco apresenta show inédito gravado em um teatro nos arredores de Roma. Ao longo das duas semanas de evento o público também poderá acompanhar nas redes sociais do Mia Cara apresentações de danças folclóricas, leituras dramáticas, vídeos turísticos, mostra de quadrinhos e oficina de escultura.

LEIA TAMBÉM:

Concurso de gastronomia

Outra novidade da edição deste ano é o concurso Receitas da Nonna que irá premiar a melhor receita italiana de família. Durante o mês de maio quem quiser participar poderá enviar sua receita pelo site do festival e participar das etapas eliminatórias no Facebook do Mia Cara. O vencedor será divulgado dia 05 de junho.

Serviço: Festival Mia Cara 2021 – edição online
Data: de 24 de maio a 6 de junho
Site: http://miacara.com.br
Facebook: facebook.com/miacaraoficial
Instagram: @miacaraoficial
Web radio oficinal: https://www.inmystream.app/player2/enit.html 

Viva a Itália em sua casa


Cerimônia de Abertura: 19h30
24 de maio: 20h – Concerto Lírico
Direção Musical e Roteiro de Alexandre Mousquer

25 de maio: 20h – Leitura Dramática de Pirandello
Direção de Edson Bueno

27 de maio a 02 de junho: Mostra de Cinema Italiano – Clássicos

Curadoria: Antonio Cava
Exibição: Cine Passeio – sessões virtuais – www.cinepasseio.org

03 a 09 de junho: Mostra de Cinema Italiano – Contempor Neos
Curadoria: Marden Machado

29 de maio: 20h – Leitura Dramática Divina Comédia
Direção Artística: Edson Bueno

30 de maio: 20h – Recital Barroco de Violino e Cravo
Emmanuele Baldini – violino
Fernando Cordella – cravo

06 de junho: 20h – Show Carla Cocco
Local: You Tube Mia Cara
A programação completa do Mia Cara está disponível no site miacara.com.br

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:


Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X