Monja Cohen é a convidada da Trupe da Saúde de Curitiba para reflexões sobre a pandemia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

A Monja Coen irá falar sobre “A dimensão do riso e da alegria em tempos de pandemia”. (Foto: Divulgação)

A Monja Coen é a convidada da primeira edição do “Pano pra manga”, o mais novo projeto da Trupe da Saúde, grupo de palhaçaria profissional que atua há mais de 20 anos em ambientes hospitalares de Curitiba, que será lançado no dia 20 de agosto. A ação faz parte de uma série de bate-papos entre integrantes da trupe e convidados especiais.

Ela debaterá o tema “A dimensão do riso e da alegria em tempos de pandemia”, em uma espécie de sabatina, em sessão on-line exibida ao vivo, às 19h30, simultaneamente pelo YouTube e Facebook do grupo.

Também conhecida como Coen Rōshi, a monja zen-budista é autora best-seller e ativa defensora da Cultura da Paz. Em 2001 fundou a Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, sendo considerada a missionária oficial da tradição zen-budista Soto Zenshu, com sede no Japão.

LEIA TAMBÉM:

Com grande alcance nas redes sociais, totalizando 2,7 milhões de seguidores no Instagram e 1,3 milhão de inscritos no canal da MOVA Filmes no YouTube, seus ensinamentos têm sido cada vez mais disseminados, inspirando a busca pela paz interior e uma vida com mais felicidade e apreciação.

O evento promovido pela Trupe da Saúde busca formar um novo espaço de reflexão e aproximação entre os artistas do elenco, convidados e o público. Para Carlos Henrique (Hique Veiga), responsável pela direção artística do projeto, a ideia desta série de conversas surgiu como uma extensão do que ele chama de uma prática-reflexiva na atuação do grupo.

Cerca de 360 mil pessoas já receberam o carinho e atenção dos artistas da Trupe da Saúde. (Foto: Divulgação)

“Percebemos que nosso trabalho artístico nos hospitais recebeu temas e questões que nos parecem relevantes para reflexões e trocas de ideias. Desta forma, o objetivo é debater temas que estão presentes em nosso cotidiano, muitos deles trazidos das vivências nas nossas atuações”, explica Hique.

Trajetória

A Trupe da Saúde atua com uma equipe de palhaças e palhaços profissionais que, por meio da interação e da relação com pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde, busca provocar uma mudança no ambiente hospitalar. Cerca de 360 mil pessoas já receberam o carinho e atenção dos artistas, mas o trabalho do grupo vai além. A trupe também está nos palcos, realizando espetáculos e palestras. Além disso, no blog do grupo, a vivência das palhaças e palhaços também ganha novos contornos e olhares, abrindo espaço para a voz dos artistas.

Com a pandemia, as visitas aos hospitais, que aconteciam presencialmente, passaram a ser realizadas de maneira virtual através de tablet, com a ação “Tô te esperando na janela”. Outras formas de interação com os pacientes e público também surgiram: a live mensal “Sala de Espera” e o podcast “Trupecaste”, além de vídeos periódicos que fazem parte dos diversos canais de comunicação estabelecidos com a comunidade.

Para acompanhar estes eventos e as transmissões do “Trupe-papo”, o público pode ficar de olho nas redes sociais e no site da Trupe da Saúde.

A Trupe da Saúde subsiste graças ao apoio de empresas que, por meio de lei de incentivo federal, destinam recursos para a manutenção do trabalho desenvolvido pelos artistas. A coordenação é da Universidade Livre da Cultura (Unicultura), organização não-governamental sediada em Curitiba.

Serviço:
Pano pra Manga “A dimensão do riso e da alegria em tempos de pandemia” Convidada Monja Coen
Data: 20/08
Horário: 19h30
Transmissão: https://www.youtube.com/channel/UC2Nm_X-Z_720LeS_6WRmoLQ
Redes sociais da Trupe da Saúde:
https://trupedasaude.com.br/
https://www.facebook.com/TrupeDaSaude/
https://www.instagram.com/trupedasaude/

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X