Monólogo digital paranaense “Que Absurdo!” é selecionado para festival de cinema na Argentina

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

O projeto “Que Absurdo!” é resultado da parceria entre a CL Produções e a TP Produções, empresas de Lira e de Peronne respectivamente.(Foto: Divulgação)

A montagem curitibana em formato digital “Que Absurdo!” foi selecionada para integrar o Festival REDMOON – Certame Internacional de Cine, na Argentina. Com roteiro e concepção artística do diretor teatral, produtor e jornalista Cicero Lira, o monólogo estreou em agosto de 2020 no Youtube interpretado pelo ator Thadeu Peronne. O texto conta a história de um artista em crise que está isolado e recebe uma visita inesperada.

O espetáculo ganhou projeção nacional atingindo cerca de seis mil visualizações durante três temporadas no ano passado. Concorrendo na categoria Experimental, a peça online será apresentada na Mostra Oficial do REDMOON como curta-metragem. O festival, previamente agendado para ocorrer presencialmente de 1º a 7 de julho na cidade de San Luis, deve migrar para a web por causa das restrições sanitárias da Covid-19.

O diretor teatral, produtor e jornalista Cicero Lira (à esquerda) e ator Thadeu Peronne, ,(Foto: Divulgação)

Segundo a organização do evento, a proposta é conhecer cineastas de todo o mundo e valorizar o seu trabalho. Para Abel Viotti, roteirista e diretor argentino que integra a comissão organizadora, a primeira edição do REDMOON ocorre com cerca de 200 projetos selecionados entre curtas-metragens e longas. O júri irá premiar Melhor Diretor, Melhor Script, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora, Melhor Desempenho, Melhor Animação, Melhor Documentário e Melhor Ficção.

Formato híbrido ganha projeção

“É uma honra para toda a equipe saber que o monólogo Que Absurdo! Teatro Digital Ao Vivo foi selecionado para um Festival Internacional de Cinema. Se antes estávamos restritos a um palco físico agora, mais do que nunca, por urgência e necessidade diante desse período de incertezas, ganharemos ainda mais visibilidade com projetos em formatos híbridos apresentados online”, comemora Lira. Para ele, isto mostra um cenário de inúmeras possibilidades para artistas e produtores teatrais. Para o ator Thadeu Peronne, realizar uma produção em formato digital foi uma grande experiência, pois o trabalho ocorreu no período crítico da pandemia. Ele comenta ainda que os ensaios foram realizados virtualmente até a estreia, quando toda a equipe se reuniu apenas para fazer as sessões ao vivo.

Concorrendo na categoria Experimental, a peça online será apresentada na Mostra Oficial do REDMOON como curta-metragem. (Foto: Divulgação)

“Nunca havia trabalhado desta forma. Foi um grande aprendizado. Mesmo virtualmente, todo o processo, que envolveu leituras, composição de personagem e improvisações, foi feito de forma remota. Sermos selecionados para um festival internacional de cinema com um projeto híbrido é gratificante e mostra que valeu a pena o desafio”, afirma.

O projeto “Que Absurdo!” é resultado da parceria entre a CL Produções e a TP Produções, empresas de Lira e de Peronne respectivamente. A edição para o formato curta-metragem foi feita pela equipe da Deiró Moving Ideas. As transmissões e as gravações das sessões ao vivo do espetáculo foram feitas pela do Estúdio 9.

LEIA TAMBÉM:

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

1 comentário em “Monólogo digital paranaense “Que Absurdo!” é selecionado para festival de cinema na Argentina”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X