Museu Oscar Niemeyer registra recorde de público em 2019; museu é guardião de obras apreendidas pela Lava Jato

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Em 2019 o MON recebeu 377.737 visitantes, um aumento de 21,3% em relação ao ano anterior. ( Pedro Ribas/SMCS )

O Museu Oscar Niemeyer registrou recorde de público em 2019 em toda a sua história. Foram 377.737 visitantes, um aumento de 21,3% em relação ao ano anterior, com média superior a 30 mil visitantes por mês. Foi o maior número de público desde que o museu foi inaugurado, em 2002. Ao longo do ano passado, o MON realizou 11 exposições, entre elas a elogiada “Ai Weiwei Raiz”, primeira temporada no Brasil de exposições da obra do polêmico artista chinês Ai Weiwei.

Outros números expressivos foram registrados pelo setor educativo do MON, com destaque para o programa Arte para Maiores que conquistou o Prêmio Darcy Ribeiro, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), um dos mais importantes prêmios nacionais na área de educação em museus. Para a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, os resultados comprovam que as ações desenvolvidas têm estimulado a frequência ao museu e o envolvimento de diferentes perfis de público nos programas educativos.

Guardião da Lava Jato

O Museu Oscar Niemeyer abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção de arte asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente sete mil peças, mantidas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. O museu também é o fiel depositário das obras de arte de alto valor de mercado apreendidas pelas diversas fases da Operação Lava Jato. Desde 2014, é responsável pela guarda de 227 obras.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X