Nadador paranaense com paralisia cerebral conquista índice para os Jogos Paralímpicos de Tóquio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

O paratleta Eric de Oliveira começou a nadar por estímulo da família para ajudar na reabilitação e acabou encontrando no esporte, um objetivo de vida. (Foto: Divulgação)

O nadador Eric de Oliveira Tobera, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), conquistou índice para integrar a seleção brasileira nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que ocorrem de 24 de agosto a 5 de setembro próximo. Tobera participou da Fase de Treinamento Seletiva de natação, realizada entre os dias 2 e 5 de junho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Tobera tem 27 anos é natural de Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais, e tem paralisia cerebral. Ele foi o quinto colocado na prova dos 50 metros livre no Parapan de Lima, no Peru, em 2019, além de já ter participado de diversas competições nacionais e internacionais.

Além de Tobera, outros 28, de um total de 58 atletas atingiram o índice. Agora, eles esperam a validação da elegibilidade pelo Comitê Paralímpico Internacional e a convocação oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro, que deve ocorrer até o fim deste mês. Na natação, a delegação brasileira possui 35 vagas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Os atletas da PUCPR, que atua como promotora do desenvolvimento regional e inclusão social, têm toda a infraestrutura da universidade à disposição. Eles contam com acompanhamento dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Psicologia, têm rotina de treinos diários e passam por avaliações constantes.

LEIA TAMBÉM:

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:



Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X