Neste domingo tem superprodução com temas de filmes infantis que ensinam música clássica

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Músicas de filmes clássicos infantis como Frozen, Aladim e o Rei Leão são a inspiração da Camerata Antiqua de Curitiba em um musical que explica de forma lúdica como funciona uma orquestra. (Foto: Divulgação)

Músicas de filmes clássicos infantis como Frozen, Aladim e o Rei Leão são a inspiração da Camerata Antiqua de Curitiba em um musical que explica de forma lúdica como funciona uma orquestra. A superprodução Uma Fantasia Musical, que mistura música clássica, cinema, teatro e tecnologia, foi feita especialmente para o mês das crianças, e será apresentada em duas etapas.

O concerto didático digital será apresentado neste domingo (10) e no próximo (17), às 11h, no Canal Arte e Cultura no Youtube e também no telão ao ar livre do Coreto Digital do Passeio Público.

A história, voltada a todas as idades, é narrada pela maestrina do Coro da Camerata, Mara Campos, que conduz os 39 músicos num itinerário sonoro abrangente, com breves e contínuas paradas em estações, cada uma delas apresentando a diversidade de ritmos e sons. “A arte alimenta a nossa imaginação e nossa alma. Quando combinamos ritmos e melodias e os projetamos no espaço a música encontramos caminhos para expressarmos emoções, pensamentos e anseios. Queremos que todos tenham essa experiência de pertencimento com acesso e conhecimento da cultura musical”, comentou Mara.

Primeira parte

O primeiro capítulo explica sobre os instrumentos musicais, os naipes que compõem as vozes do coro, a função da regente e as principais nomenclaturas e significados dos movimentos da música clássica. Para o segundo, será comentado sobre a formação completa do grupo, e do piano e da percussão.

Os integrantes da Camerata, fantasiados de personagens do cinema, interagem contando sobre o universo erudito através da música. Para garantir o distanciamento social, as imagens dos músicos foram gravadas separadamente. Na edição, foram unidos e acrescentados fundos de tela animados.

Músicas 

Para a compreensão de todos, são utilizados exemplos musicais com trechos de filmes e de obras conhecidas, como o tema de Elza, personagem da animação Frozen, e de Madame Samovar, personagem de A Bela e a Fera, e Hakuna Matata, tema do personagem Timão de O Rei Leão.

Também fazem parte obras da música clássica, como O Burrico de Pau, de Carlos Gomes, e O Trenzinho Caipira e Magnificat-Alleluia, de Heitor Villa-Lobos.

Concertos pedagógicos

A Camerata Antiqua de Curitiba apresenta anualmente uma série de concertos pedagógicos que são produzidos cenicamente sobre um tema específico.

“Essa é a primeira vez que fazemos um projeto de vídeo com essa envergadura, audacioso. O resultado não poderia ser diferente, um belíssimo trabalho com uma produção elaborada”, comentou Janete Andrade, consultora de música do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).

Desde a sua criação, em 1993, o programa promovido pela Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura conta com a parceria da Secretaria Municipal da Educação visando o público infanto-juvenil escolar, os profissionais da educação e a comunidade curitibana.

Serviço:
Fantasia Musicial – Camerta Antiqua
Programa Pedagógico 2021
Dois capítulos: 10 e 17 de outubro (domingos)
Horário: 11h
Youtube no Canal Arte e Cultura Icac

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

1 comentário em “Neste domingo tem superprodução com temas de filmes infantis que ensinam música clássica”

  1. Pingback: Neste domingo tem apresentação de música clássica para crianças - Reinaldo Bessa - Carioca On

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X