Novembro Azul de 2021 pretende aproximar homens das Unidades de Saúde no Paraná

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

O Novembro Azul tem como objetivo desenvolver ações que estimulem a população masculina a dedicar mais atenção à saúde. (Foto: Divulgação)

Desde 2008, o mês de novembro é marcado por um maior movimento em prol da saúde do homem no país. O Novembro Azul foi criado com o objetivo de desenvolver ações que estimulem a população masculina a dedicar mais atenção à saúde e se conscientizar da importância da prevenção de doenças, com foco no câncer de próstata. Nesse sentido, a Secretaria da Saúde do Paraná propôs como tema para este ano “Cuidar da saúde também é coisa de homem! Previna-se, cuide da sua família e procure a Unidade de Saúde mais próxima”.

A escolha vai ajudar no fortalecimento do acesso dos homens à Atenção Primária à Saúde, mantendo a população masculina mais perto dos serviços em redes, cuidados rotineiros e consultas periódicas. “Estudos indicam que os homens têm menor número de consultas médicas por ano em comparação às mulheres e fazem menos uso de serviços de cuidado, por isso as ações não devem se restringir ao mês de novembro, mas sim ao longo de todo o ano”, diz o secretário da Saúde, Beto Preto.

Atualmente, a população masculina no estado é estimada em 5,6 milhões de pessoas. Estima-se também que entre 2020 e 2022 surjam 35.050 novos casos de câncer a cada ano. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), os tipos mais frequentes entre os homens são de pele e de próstata. “Precisamos atender os homens em suas dificuldades em cuidar da saúde, e evitar que tantos morram pela simples falta de informação. Muitas vezes, os homens com câncer de próstata procuram os serviços de saúde com a doença já em estágio avançado”, enfatiza o secretário.

LEIA TAMBÉM:

O movimento Novembro Azul teve origem em 1999, na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina. A ideia chegou ao Brasil em 2008, trazida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e pela Sociedade Brasileira de Urologia.

Para chamar ainda mais a atenção para a causa, o dia 17 de novembro foi escolhido como Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e muitas cidades iluminam os monumentos e prédios públicos na cor azul, assim como é feito durante a campanha do Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama nas mulheres.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X