DESKTOP

Novo livro de Roberto Nicolato faz um acerto de contas com a ditadura militar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

novo-livro-de-roberto-nicolato
O jornalista e escritor Roberto Nicolato, autor de “Pacto”. (Foto: Kraw Penas/Divulgação)

O jornalista e escritor Roberto Nicolato lança neste domingo (28) seu quarto livro, “Pacto”, em evento online transmitido em suas plataformas digitais. A obra, selecionada pelo programa de incentivo à cultura da Fundação Cultural de Curitiba e do Ministério do Turismo, com apoio da Lei Aldir Blanc, traz como pano de fundo um tema de grande relevância para a sociedade brasileira na atualidade: a ditadura militar no Brasil.

Com uma linguagem única, marcante e bem estruturada, Nicolato constrói uma fluente dança entre o período contemporâneo e os anos 1970 a partir de recursos de flashback e expressões de época, ilustradas por Robson Vilalba e projeto gráfico do Estúdio Thapcom. Primeira obra do mineiro radicado em Curitiba desde 1987 publicada exclusivamente em eBook, “Pacto” – terceiro livro de ficção do autor – traz o retrato de uma geração de jovens idealistas e revolucionários no final dos anos 1970, durante o regime militar.

novo-livro-de-roberto-nicolato
O livro “Pacto”, do jornalista e escritor Roberto Nicolato. (Foto: Kraw Penas/Divulgação)

O prefácio é assinado pelo premiado escritor Luiz Ruffato, referência internacional quanto à literatura contemporânea produzida no Brasil. “Pacto, que o leitor tem agora em mãos, de alguma forma sintetiza as duas obras anteriores. Trata-se de um ajuste de contas com o passado, não só dos personagens principais, Júlio, Anna e Gabriel, mas da história do Brasil, algo que, aliás, só as grandes narrativas conseguem essa ultrapassagem do individual para o coletivo”, destaca Ruffato.

LEIA TAMBÉM:

Além de “Pacto”, Roberto Nicolato, que também é professor com Doutorado e Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná, publicou em 2013 “A caminhada ou O homem sem passado” (Editora Blanche), seu livro de estreia, e “Do outro lado da rua” (Kotter Editorial, 2015). Em paralelo à sua consistente produção de romances de ficção, também investe na poesia. Finalista do Prêmio Off Flip de Literatura 2020, na categoria Poesia, publicou no ano passado seu primeiro livro do gênero, “Pequeno tratado do amor e da natureza”, pela Kotter Editorial, e já prepara o lançamento de seu segundo livro de poemas: “A noite sem tempo”, premiado no concurso Outras Palavras realizado pelo governo do Paraná. O livro será publicado ainda neste ano.

Serviço:
“PACTO”
LANÇAMENTO 28 DE MARÇO
Linktree: linktr.ee/nicolatoroberto
Instagram: @nicolatoroberto
Perfis Facebook: Roberto Nicolato/Escritor
Blog: www.teoriaseprosas.blogspot.com

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

blank

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

blank
X