DESKTOP

Obras deixam Cemitério Municipal São Francisco de Paula mais seguro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

reforma cemitério municipal curitiba
Cemitério Municipal passa por reformas. Na imagem vista aérea do cemitério mais antigo da cidade. (Foto: Divulgação/Daniel Castellano-SMCS)

Os mais de 41,4 mil metros quadrados de área do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, estão ficando mais seguros com a fase final dos trabalhos de ampliação dos muros e instalação de concertinas (rede laminada) para dificultar a ação de criminosos. As intervenções começaram no início deste ano e são fruto de estudos feitos pela Superintendência de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para aumentar a segurança, preservando as características originais do cemitério, que data de 1854.

Além do aumento dos muros e reforço da segurança com o dispositivo laminado sobre eles, os portões laterais tiveram os vãos superiores fechados com a colocação de grades fixas. “Eram demandas muito antigas”, diz a diretora de Serviços Especiais da Secretaria do Meio Ambiente, Clarissa Grassi, também pesquisadora cemiterial e idealizadora das visitas guiadas à mais antiga necrópole da cidade, suspensas temporariamente em razão da pandemia do novo coronavírus.

LEIA TAMBÉM:

Clarissa lembra que o local já foi alvo frequente das práticas de furto e vandalismo, e conta com forte atuação da Guarda Municipal, que foi responsável pela prisão de dois ladrões e a recuperação de diversos adornos em bronze levados dos túmulos.

Também no início deste ano, o Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas fez a troca das lâmpadas dos postes republicanos da Praça Padre João Sotto Maior, que fica em frente ao Cemitério Municipal. As lâmpadas tradicionais foram substituídas por LED, garantindo mais luminosidade e economia ao local.

[intagram-feed]

Veja Também

blank

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

blank
X