Memorial na Ópera de Arame homenageia Jaime Lerner; urbanista também dá nome ao Parque das Pedreiras

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Memorial: escultura em bronze foi feita pelo artista Rafael Sartori e produzida no Memorial Paranista (Foto: Renato Próspero)

O complexo do Parque das Pedreiras, que engloba a Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski, passa a se chamar Parque das Pedreiras Jaime Lerner, a partir desta sexta-feira (17). Um memorial na entrada da Ópera de Arame completa a homenagem ao arquiteto, urbanista, ex-prefeito da cidade, ex-governador do Estado e presidente da União Internacional de Arquitetos, que foi idealizador de transformações urbanas reconhecidas mundialmente.

O Memorial Jaime Lerner é composto por uma escultura em bronze, obra do artista Rafael Sartori. O painel em relevo foi produzido no Ateliê de Esculturas do Memorial Paranista. 

Jaime Lerner faleceu em 27 de maio e completaria 84 anos hoje (17/12). A cerimônia, que contou com a presença de familiares e autoridades. Ilana Lerner Hofman, filha de Jaime Lerner, agradeceu a homenagem e lembrou do amor do ex-prefeito pela cidade. “Lembro do brilho nos olhos do meu pai quando ele viu o projeto da Ópera de Arame e da Pedreira ganhar forma, e é muito emocionante vir aqui hoje, no aniversário dele, receber essa homenagem. Nesse lugar que foi palco das comemorações dos 300 anos de Curitiba e de tantas alegrias”, disse Ilana. Para ela, Curitiba era a extensão da vida do pai.

Ilana Lerner, o prefeito Rafael Greca, Clarita Naigeboren, irmã de Jaime Lerner; e o vice-prefeito Eduardo Pimentel (Foto: Renato Próspero)

Mais homenagens

O prefeito Rafael Greca destacou a trajetória de Lerner, começando pelo Teatro do Paiol, que no próximo dia 27 de dezembro completa 50 anos, uma das primeiras obras de requalificação urbana na primeira gestão de Lerner como prefeito de Curitiba. Para comemorar o cinquentenário do Paiol, o prefeito anunciou que durante todo dia 27 de 2022 haverá show no teatro.

LEIA TAMBÉM:

Outra homenagem ao urbanista foi feita pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). A revista Espaço Urbano está com uma edição especial dedicada ao legado de Jaime Lerner, que foi um dos presidentes do IPPUC e onde iniciou sua trajetória de urbanista.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X