Outono começa neste sábado; primeiro dia da estação será abafado e com chuva no Paraná

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

outono no paraná
Segundo o Simepar, no primeiro dia o tempo vai ficar abafado e parcialmente nublado com chuva à tarde em todas as regiões do Paraná. (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

O outono no Brasil e em todo o hemisfério sul do planeta começa oficialmente neste sábado (20), às 6h38. Segundo o Simepar, no primeiro dia o tempo vai ficar abafado e parcialmente nublado com chuva à tarde em todas as regiões do Paraná. A máxima prevista é de 28ºC e no domingo pode chegar aos 30ºC em Curitiba. A Região Oeste do estado pode ter temporais entre o domingo (21) e a segunda-feira (22). Ao longo da semana, Curitiba também deve ficar sujeita a pancadas de chuva.

No decorrer da estação, as manhãs e noites se tornam mais frias enquanto as tardes seguem quentes. A partir de maio, ondas de ar frio e seco serão mais frequentes e intensas, provocando expressivo declínio da temperatura do ar. Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, haverá alguns dias muito frios intercalados com períodos de calor. Os veranicos, nevoeiros e geadas são fenômenos típicos da estação no Paraná, com intensidade e duração variáveis conforme o padrão climático predominante em cada região.

LEIA TAMBÉM:

“O fenômeno climático La Niña segue atuando sobre as águas do Oceano Pacífico Equatorial, influenciando o clima no Paraná, mas perde força e tende a dissipar-se até o final da estação”, diz Kneib. O cenário climático indica redução gradual do volume de chuva, que deve ficar abaixo da normalidade. Estão previstos vários períodos prolongados sem chuva, segundo Kneib. Os principais eventos chuvosos serão causados por frentes frias.

Alerta de geada

O serviço Alerta Geada do Simepar entra em operação na primeira semana de maio e segue até o final do inverno. O Simepar emite as previsões de geada para todas as regiões do Paraná por categorias de intensidade – fraca, moderada ou forte – com antecedência de 72, 48 e 24 horas. Mensagens são disseminadas por celular e e-mail para usuários cadastrados, assim como nas redes sociais e veículos de comunicação.

Em caso de geada prevista com impacto em culturas sensíveis a baixas temperaturas, o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural, antigo Iapar) orienta os agricultores a adotar medidas para evitar ou reduzir danos às lavouras. Segundo a agrometeorologista Heverly Morais, neste ano o serviço será estendido à cultura da maçã, em sua maioria localizada no Sul do estado.

Confira a TABELA dos valores das médias históricas de chuva (faixa de variação), temperatura mínima e temperatura máxima para cada região do Paraná nos meses de abril, maio e junho.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X