DESKTOP

Paraná ativa mais 62 leitos clínicos exclusivos para Covid-19

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

blank
A secretaria de saúde do Paraná anunciou hoje (19) a ativação de 62 leitos de enfermaria nas macrorregiões leste e oeste do estado. (Foto: Rodrigoi Félix Leal/Arquivo AEN)

A secretaria de estado da saúde anunciou a ativação de 62 leitos de enfermaria exclusivos para Covid-19. Destes, 52 foram disponibilizados nesta sexta-feira (19) e outros 10 poderão receber pacientes a partir de sábado (20) . Eles serão disponibilizados nas macrorregionais leste e oeste.

Dos leitos abertos nesta sexta 15 estão no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá; 15 no Instituto Nossa Vida, no município de Coronel Vivida; 12 no Hospital e Maternidade Jesuítas, no município de Jesuítas, e 10 leitos na Associação de Saúde, na cidade de Mangueirinha. Neste sábado (20), serão 10 leitos no Hospital Bom Samaritano, em Céu Azul.

LEIA TAMBÉM:

Para a próxima semana existe a previsão de ativação de novos leitos de UTI: 5 em Sarandi e 6 em Francisco Beltrão. Na sequência, a pasta prevê a retomada de 10 leitos UTI em Maringá. O objetivo é garantir que não faltem vagas em enfermarias e utis do Paraná. De acordo com o governo, nos nove meses de pandemia foram habilitados 1.135 leitos de uti exclusivos para tratamento do novo coronavírus.

Quase um ano depois da organização da rede exclusiva Covid-19, e mesmo tendo passado por desativações em função da própria dinâmica da pandemia, o Paraná tem 1.216 leitos de UTI adulto, 22 UTI pediátrica; 1.779 leitos clínicos para adultos e 34 clínicos para crianças.

O investimento nesta área foi de R$ 484 milhões, destinados exclusivamente ao custeio e investimentos relacionados à Covid-19. Aproximadamente R$ 320 milhões foram aplicados na área de gestão em saúde, responsável pela habilitação e contratação de leitos. O secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, que estou positivo para Covid-19 em 4 de fevereiro e foi internado para exames de acompanhamento, deixou o hospital no último sábado (13) e se recupera bem da doença. Segundo ele, “A habilitação implica em todo esquema de funcionamento de um leito, como equipamentos, estrutura, profissionais e medicamentos”, ressaltou o secretário.

Boletim Covid-19

O boletim desta sexta-feira (19) registra 1.530 pacientes internados com diagnóstico confirmado de Covid-19. Destes, 1.284 estão em leitos SUS (653 UTI e 631 leitos clínicos/enfermaria) e 246 da rede particular (109 UTI e137 em leitos clínicos/enfermaria), o que representa 89% de ocupação geral no Paraná.

Foram confirmados 3.607 novos casos de Covid-19 e 68 mortes pelo novo coronavírus. Os dados acumulados mostram que o Paraná soma 603.796 casos e 10.975 mortes em decorrência da doença.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

blank

Veja Também

blank

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

blank
X