Paraná está se preparando para receber doses da vacina da Pfizer em maio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

O Paraná conta com nove freezers para armazenamento do imunizante. (Foto: REUTERS/Dado Ruvic)

No início de maio, o Ministério da Saúde deverá encaminhar a todos os estados e ao Distrito Federal o primeiro lote das vacinas produzidas pela farmacêutica norte-americana Pfizer, que chegaram ao país na noite desta quarta-feira (28). O Paraná já está se preparando para receber as doses, com nove freezers. Sete são de ultrabaixa temperatura (-80ºC), podendo armazenar o imunizante por até seis meses, e dois são de temperatura de -20ºC, que podem ser utilizados para o armazenamento inicial das doses.

As vacinas da Pfizer serão enviadas aos estados pelo Ministério em caixas térmicas em temperatura a ser informada e, imediatamente, deverão ser transferidas para os frezeers, conforme as orientações técnicas, antes da distribuição. As aplicações da primeira remessa devem ocorrer apenas nas capitais.

LEIA TAMBÉM:

Os sete equipamentos de ultrabaixa temperatura são do Hemepar. Dois já foram deslocados para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), setor da Secretaria da Saúde responsável pela logística, armazenamento e distribuição das vacinas contra a Covid-19. O lote que virá para Curitiba é composto por 32.760 doses que serão repassadas pelo Cemepar. Com as novas doses, Curitiba vai dar continuidade ao Plano Municipal de Imunização, vacinando idosos e profissionais de saúde que ainda não tenham sido atendidos.

A vacinação com o imunizante da Pfizer ficará concentrada no Pavilhão da Cura, no Parque Barigui, onde será preparada a estrutura para o armazenamento das doses. Na tarde desta quinta-feira (29), técnicos da Secretaria Municipal da Saúde passarão por uma capacitação on-line, organizada pelo Programa Nacional de Imunização, para receber orientações de preparação e aplicação da nova vacina.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X