Paraná registra melhor produção industrial no primeiro semestre em quase uma década

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Produção industrial do Paraná tem melhor 1º semestre em nove anos. (Foto: Rodrigo Felix Leal/AEN)

A produção industrial paranaense cresceu 7,8% no primeiro semestre de 2019, segundo o IBGE. A notícia foi divulgada nesta quinta-feira (29) pela Agência Estadual de Notícias, do governo do estado. O índice é bem superior ao mesmo período de 2018, quando o crescimento foi de apenas 0,2% no setor. Nos últimos doze meses (encerrados em junho) o aumento na produção industrial do Paraná foi de 5,1%. É o segundo melhor desempenho do país também neste indicador, logo atrás do Rio Grande do Sul (9,4%), e muito distante do Brasil (retração de -0,8%). É o segundo melhor índice do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul (8%) e bem superior ao nacional, que apontou retração de -1,6%, e o melhor resultado dos primeiros seis meses nos últimos nove anos, de acordo com a AEN.

O crescimento do Paraná no semestre foi puxado principalmente pelo bom desempenho do setor automotivo (23,8%); de máquinas e equipamentos (22,2%); alimentos (10,5%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (7,6%). Os números da indústria automobilística paranaense cresceram quase sete vezes mais do que o resultado nacional, de 3,5%. A retomada na produção industrial foi registrada paulatinamente ao longo de todos os meses de 2019. Janeiro, fevereiro e maio registraram os maiores crescimentos, com 9,9%, 1,8% e 27,9%, respectivamente.

Em maio, o Paraná registrou variação de 27,9% em relação a maio de 2018, melhor registro de janeiro a julho em relação a qualquer mês do ano passado em todas as unidades pesquisadas (Amazonas, Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás). Ainda em maio o Paraná atingiu índice fixo (indicador do IBGE) que não alcançava desde junho de 2010.

Influência das reformas

Julio Suzuki Júnior, pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), afirma que os números refletem o dinamismo do setor industrial do estado. “O crescimento da indústria paranaense espelha a diversificação da estrutura manufatureira local, que permite atender mercados diversos, tanto no âmbito doméstico quanto em nível internacional”, explica.

Para Suzuki, os resultados alcançados são fruto da confiança do setor industrial no estado e na retomada da economia brasileira com o que concorda Thiago Ramos, economista da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), para quem as reformas promovidas pelo governo federal podem gerar resultados ainda mais positivos no setor nesse segundo semestre. “Há grande expectativa entre os industriais. A consolidação das reformas previdenciária e tributária vai gerar resultados ainda mais positivos, contribuindo com o desempenho do setor nos níveis regional e nacional”, afirma.

Veja Também

16 comentários em “Paraná registra melhor produção industrial no primeiro semestre em quase uma década”

  1. Having read this I thought it was extremely informative. I appreciate you finding the time and
    energy to put this content together. I once again find myself personally spending a significant
    amount of time both reading and commenting. But so what, it was
    still worth it!

  2. Hi there, I discovered your website by means of
    Google at the same time as looking for a related topic, your website came up, it seems to be great.
    I’ve bookmarked it in my google bookmarks.
    Hello there, simply was alert to your weblog via Google,
    and found that it is really informative. I’m going to watch out for brussels.
    I will be grateful if you happen to continue this in future.

    Numerous folks shall be benefited from your writing. Cheers!

  3. Do you mind if I quote a few of your articles as long as I
    provide credit and sources back to your webpage?

    My website is in the very same area of interest as yours and my visitors would definitely benefit from a lot of the information you present here.
    Please let me know if this okay with you. Thank you!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X