Parque Barigui ganha dois novos parques infantis, um deles inclusivo, em comemoração ao Dia das Crianças

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Os brinquedos do novo parquinho inclusivo no Parque Barigui oferecem segurança e interatividade. (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Na semana que antecede o Dia das Crianças, a prefeitura entregou três novas atrações para elas nesta sexta-feira (8): o novo parquinho inclusivo e a revitalização do antigo, ambos no Parque Barigui, e a revitalização da Praça Neuma Cortes Monclaro, no São Braz, com o plantio de dez mudas nativas de ipês e árvores frutíferas. As obras foram entregues pelo prefeito Rafael Greca e pelo vice, Eduardo Pimentel. “São espaços para as crianças brincarem e praticarem esportes. É com alegria que eu vejo a vida voltando para as praças, para os parques, para as escolas e para a nossa cidade neste início de primavera”, disse Greca. Felizmente já estamos entrando em remissão”, comemorou o prefeito, referindo-se à pandemia da Covid-19.

O novo projeto não tem degraus ou barreiras e forma um caminho circular, com bancos, áreas de estar, jardins e brinquedos. (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Pronto desde março, o parquinho inclusivo do Parque Barigui, próximo da chaminé, atrás do Museu do Automóvel, era uma demanda antiga dos pais de crianças com necessidades especiais. Sem degraus ou barreiras, o projeto foi pensado como um caminho circular, com bancos, áreas de estar, jardins e brinquedos. Uma das principais características do projeto da Secretaria do Meio Ambiente é a integração entre as crianças de diversas idades, com deficiência ou não. “Os brinquedos utilizados e sua disposição favorecem a interação entre atividades motoras e lúdicas diversas”, explicou a secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias.

O piso emborrachado, com diversas cores, próprio para a absorção de impactos, garante segurança para os frequentadores. Foram implantados também tabuleiros de jogos clássicos, como jogo da velha, damas/xadrez e trilha e um quadro negro para desenhos com giz. O parquinho antigo foi remodelado, com a substituição dos brinquedos por outros mais modernos. Piso de areia foi mantido.

LEIA TAMBÉM:

A possibilidade de as crianças brincarem todas juntas é o grande diferencial e um pedido dos pais, de acordo com a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes.

A professora Cristiane Nievola Rocha e seu marido, o motorista de aplicativo Fernando Kosteski aprovaram o parquinho inclusivo. Eles são pais de Inácio, de 5 anos, e Vicente, de 3, que tem uma síndrome rara. “Para o Inácio é uma grande alegria poder brincar com o irmão”, comentou Cristiane.

Incentivo ao esporte

Desde o início do mês, a Praça Neuma Cortes Monclaro passou a ser ponto de encontro de crianças e adolescentes do São Braz para aulas gratuitas de tênis. A área ganhou uma quadra poliesportiva com alambrado, duas quadras de minitênis e melhorias como plantio de grama, colocação de pedrisco, calçada de asfalto e pintura dos muros. A academia ao ar livre foi realocada e o parquinho das crianças recuperado. A praça também ganhou nova iluminação.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X