Parque Estadual do Guartelá passará para iniciativa privada através de concessão

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

A água cristalina do Rio Iapó permite a visualização dos “panelões” formados na rocha, que parecem banheiras naturais. (Foto: Divulgação)

O Parque do Guartelá, localizado nos Campos Gerais, vai passar a ser administrado pela iniciativa privada. A concessão que irá permitir a exploração da área de proteção que abriga cachoeiras, paredões rochosos e um rico patrimônio natural e arqueológico da região do cânion do Rio Iapó, terá mais um capítulo nesta terça-feira (26), com a realização de uma audiência pública sobre a proposta de concessão apresentada pelo governo do Paraná.

O Parque Estadual do Guartelá abriga cachoeiras, fontes, nascentes e espécies de fauna e flora nativas, como lobo-guará, jaguatirica, veado, gavião-pombo e a capivara. (Foto: SEDEST)

O modelo de uso sustentável do Parque Estadual do Guartelá deverá seguir o mesmo conceito já colocado em prática no Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. A ideia é promover o ecoturismo e o turismo de natureza em formato de parceria com a iniciativa privada.

LEIA TAMBÉM:

Também estão em fase de estudos técnicos e instrumentos licitatórios o Jardim Botânico de Londrina e o Monumento Natural Salto São João, em Prudentópolis.

A Ponte de Pedra é uma das atrações do parque e fica quase ao pé da cachoeira de 180 metros de altura. (Foto: Divulgação)

Há, ainda, atrações como a cachoeira da Ponte de Pedra, com aproximadamente 180 metros de altura, e o Córrego Pedregulho, que forma cascatas e “banheiras” naturais. O local permite caminhada por trilhas, contemplação da paisagem e visita a sítios pré-históricos.

Os interessados em acompanhar a audiência pública sobre a concessão podem acompanhar os trabalhos pelo YouTube neste link. (AQUI).

Serviço:
Data: 26 de outubro, terça-feira
Horário: 19 horas
Local: Teatro Municipal Tia Inália – Rua Padres Redentoristas, 1.147 Tibagi
Transmissão pelo Youtube (http://youtu.be/_19dAJsOIFQ)

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X